12 setembro 2004

Filosofando em sueco...

Outro dia me deparei com uma situacão meio estranha: fiquei, literalmente, num mato sem cachorro. Bom, vou explicar melhor...fui chamada para fazer um curso em que o assunto principal é " Mercado de trabalho".

Na verdade o curso oferece a possibilidade de entrar em contato com empresas suecas que nos visitam e precisam de empregados em determidas áreas e/ou, nós, alunos, ficamos responsáveis por encontrar empresas interessantes e que tenham a ver com o nosso perfil profissional e contatá-las.

O curso é bem interessante, já tive palestras sobre a União Européia; Leis Trabalhista; Comunicacão Cultural; Como lidar com conflitos no trabalho, emfim. Na semana passada tivemos uma palestra sobre Técnicas de apresentacão. Foi super interessante e foi a primeira vez que tive que falar em sueco para uma platéia de mais ou menos 20 pessoas. Até agora não sei como consegui, as minhas mãos estavam geladas e as minhas pernas tremiam!

Todas as pessoas do curso teriam que fazer uma apresentacão, contando um fato curioso ocorrido na infância e depois algo que nos fazia sentir orgulho de nós mesmos. Algumas pessoas, de tão travadas que ficaram, decidiram não se apresentar. Após cada apresentacão, a palestrante fazia uma análise sobre pontos positivos e negativos de cada um. Foi bem legal, apesar do nervosismo. Se já fico nervosa quando tenho que falar em português para muita gente, imaginem em sueco...valeu a experiência!

Nenhum comentário: