20 maio 2004

Bate papo

Depois de uma semana cansativa, cheia de provas e mais provas, estou de volta! Só vou saber dos resultados na semana que vem.
Bom, acabei de entrar em vários sites de empregos aqui na Suécia e percebi que a coisa continua feia. Nesta época do ano, com a chegada do verão, parece que o país fecha as portas e todo mundo vai fazer um churrasquinho no jardim ou se banhar em algum lago de águas geladas, programinhas básicos no verão do mundinho nórdico.
Mesmo que não fosse verão, ainda assim, seria difícil conseguir boas oportunidades. Tenho me sentido cada vez mais confiante com relacão ao meu desempenho em sueco, mas preciso estudar mais e mais. Não basta falar bem o idioma, é preciso ser perfeita. Ainda mais para uma jornalista, que tem a comunicacão como ferramenta de trabalho. Acho perfetamente possível trabalhar em alguma outra coisa. Mesmo assim, o idioma continua sendo a principal exigência. É, minha gente, não é fácil.
Os cursos de idiomas para estrangeiros são uma ótima oportunidade. São gratuitos, eficientes e a gente acaba encontrando gente do mundo inteiro. É uma experiência bastante interessante. Fazer amigos, conhecer outras culturas, exercitar a tolerância e o respeito pelas diferencas, são algumas das disciplinas extras que a a gente acaba acumulando num curso de línguas num outro país.
Conheci muitas pessoas legais no meu curso. Costumo dizer que além de sueco, acabo estudando história também, pois convivo com pessoas do mundo inteiro num só lugar. A gente acaba abrindo os olhos para outras realidades e fazendo amizade com pessoas que a cada dia acrescentam seus hábitos e um pouquinho de suas culturas
às nossas vidas.
O mais legal disso tudo é quando a gente resolve se encontrar e cada um faz um prato típico de seu país. Afinal de contas, gastronomia também é cultura!

16 maio 2004

Provas e mais provas...

Bom, esta semana vai ser dura! Logo na segunda-feira de manhã tenho prova de sueco. Na terca também! Fazer o que? Estou estudando muito. Na verdade não estou achando tão interessante esse novo curso. Terminei o SFI, primeiro curso de sueco para estrangeiros, em april e logo em seguida comecei o SAS, curso mais avancado. Pensei que seria mais dinâmico, mas estou bastante decepcionada.
É muita gramática e história sueca o tempo todo...chatésimo! O nível de sueco dos alunos é diferente, o que torna o aprendizado ainda mais irritante. Bom, vamos ver no que dá!
As férias de verão estão se aproximando e já, já a tortura do primeiro período do curso acaba!
Estou à espera de dias melhores!