30 agosto 2004

Visto e outras burocracias: informe-se

Gente parece que o outono já quer mostrar a sua frieza aqui por essas bandas! Infelizmente o verão parece estar se despedindo para dar lugar aos dias cinzentos e noitas frias de outono. Fazer o que, né? Vou tentar ser positiva e ver algumas vantagens dessa nova estacão: as pessoas ficarão mais elegantes, os cinemas vão abrir a temporada de bons filmes e os cafés serão os lugares mais legais para se aquecer e bater-papo com os amigos!

Na verdade, gostaria de escrever um pouco sobre como funciona o processo de entrada do visto no consulado sueco em São Paulo e a chegada do estrangeiro aqui, no caso o brasileiro, e a matrícula nos cursos de sueco. Resolvi escrever sobre isso para satisfazer às dúvidas de algumas brasileiras que têm namorados suecos e talvez estejam pensando em, futuramente, morar aqui na Suécia e precisam de informacão.

Na verdade, o primeiro passo é procurar o consulado sueco e marcar uma hora para entrevista com o cônsul. Nesta entrevista serão feitas perguntas sobre o relacionamento do casal: há quanto tempo estão juntos, onde se conheceram, enfim, mil coisas. Depois dessa entrevista, o consulado "analisa" o caso, entra em contato com o departamento de imigracão daqui e requisita uma entrevista com a outra parte interessada. O tempo de andamento do processo varia muito. No meu caso levou mais ou menos uns cinco meses. Eles dizem que fica entre dois e nove meses.

Quando finalmente o visto ( ele tem validade de 1 ano) sai e a pessoa embarca para a Suécia, tem o direito de estudar e trabalhar no país. Ou seja, já pode se matricular no SFI( Svenska för Invandrare), curso de sueco.
Quando esse primeiro visto estiver próximo do vencimento é necessário comparecer ao departamento de imigracão da cidade e solicitar um outro, cujo processo é menos demorado.
Há cursos de sueco que são pagos, mas a maioria das pessoas frequenta o SFI, que é grátis e muito eficiente. Depois que a gente já se comunica bem no idioma, tem a possibilidade de fazer uma prova final e , se obtiver bom resultado, iniciar um curso na SAS( Svenska som Andra Språk), um curso de sueco mais avancado!
Depois disso vem o Sueco A e B, cursos que tem a funcão de complementar e solidificar o aprendizado do idioma. Aliás, quando o assunto é educacão, a Suécia é o lugar certo.

Depois que a gente se sente mais segura no idioma, tem a possibilidade de fazer vários outros cursos legais e gratuitos.
O contato com outros estrangeiros nos cursos de sueco é bastante interessante. A gente ganha muita experiência, exercita o respeito às diferêncas e enriquece a bagagem cultural. Quando já existe uma fluência no idioma é legal tentar algum outro curso, que ofereca possibilidades de convivência com os suecos e sua cultura. A comunicacão é o aspecto mais importante desse aprendizado, mas é bom lembrar que os hábitos, a cultura, o jeito de ser e ver o mundo, a gente só aprende quando comeca a conviver com eles! Boa sorte!