25 outubro 2004

Prazeres e desgostos do outono

Image Hosted by ImageShack.us

O outono já está por aqui deixando a vegetaÇão com uma cor meio amarela, meio alaranjada, meio avermelhada, entenderam? Pois é, quando chega essa época, as árvores vão perdendo o verde e ganhando uma tonalidade meio indecisa, porém bonita.

Os casacos de frio que estavam repousando nos armários já podem ser vistos novamente nas ruas e os cafés da cidade já comeÇam a se transformar nos mais aconchegantes pontos de encontro. É difícil gostar do outono quando se pensa no clima, na garoa fina, no céu cinzento, mas a estaÇão também tem seus encantos. Acho que estou aprendendo a ver que é possível gostar do outono sueco!

Ultimamente tenho me sentido meio em fase de transicão, assim como as estacões do ano. No Brasil, parece que a gente preserva o clima de festa o ano inteiro, é mais fácil se sentir com um jeito "verão" de ser. Aqui na Suécia, Quando a primavera chega, é tempo de esperar a neve derreter, fazer contagem regressiva para esperar o verão e planejar viajens, plantio de flores e verduras no jardim, e se recuperar do inverno gelado que acabou de dar adeus.

Parece que o humor das pessoas é regulado pelo tempo, pela estaÇão do ano. Quando a o verão chega por aqui, é tempo de nadar nos lagos, fazer churrasco no jardim, tomar muito sorvete, fazer atividades fora de casa. É raro encontrar filmes bons por aqui no verão, pois ninguém que se trancafiar num cinema. Mesmo que seja em nome de um bom filme!

Mas como estou no outono, vamos falar mais dele. Para nós brasileiros,o outono sueco pode ser considerado como inverno pois a temperatura não é superior a 10ºgraus! Quando dezembro chega, é tempo de se preparar para receber a neve, que já está dando o ar da graca em algumas regiões mais geladas do país. A Suécia fica toda branquinha, geladíssima e as casas investem em luzes na decoraÇão para dar a impressão de calor.

Para quem gosta de esportes de inverno, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses em que os suecos se preparam para andar de ski, patinar no gelo,
ficar de olho nos jogos de Hockey e convidar os amigos para um lanche no final de tarde.

No ano passado ganhei um par de patins e resolvi provar a sensacão de patinar no gelo...bom, como não sou boa nem em patinaÇão "normal", com patins de rodinhas, nem preciso dizer que levei muito tombo, né? Mas foi divertido e ainda não desisti de tentar! Não é fácil...parece que o pessoal aqui já nasce com rodinhas nos pés! As crianÇas são experts no esporte!

Infelizmente a queda de temperatura e a escuridão que vai se apossando da Escandinavia durante esses meses, traz também a depressão sazonal, ou seja, algumas pessoas ficam tristes, mal humoradas e meio sem perspectivas em razão do mal tempo. O aumento do número de súicídios também é um fator preocupante.

Pois é, a vida não é fácil em nenhuma parte do mundo, mas a gente segue em frente e tenta preservar o humor, alegria e persistência. Sentimentos indispensáveis em todas as estaÇões do ano!