23 setembro 2004

Somos diferentes, mas igualmente interessantes!

Os hábitos e costumes dos outros nem sempre são fáceis de aceitar e digerir. Principalmente se eles têm a ver com aspectos culturais. A gente aprende muito observando o comportamenteo dos outros. Se é assim quando estamos entre brasileiros, imaginem quando somos minoria e temos que aceitar os traços culturais de um povo totalmente diferente. É um outro mundo, minha gente! Ás vezes fascinante, às vezes cheio de estranhezas!

Gosto muito das diferenças mas, ultimamente, tenho preferido as semelhanças. Tenho achado mais legal descobrir pessoas, atitudes e coisas que me fazem lembrar da parte boa da cultura brasileira do que propriamente assimiliar a cultura sueca. É claro que é legal incorporar traços positivos e iniciativas de sucesso.
Sou sempre muito observadora, gosto de analisar comportamentos, pensar no por quê das coisas. Quando moramos longe da nossa terra, parece que leva um tempo para começar a entender, aceitar e incorporar hábitos e costumes diferentes.

Por exemplo, os suecos sempre que estão em casa ou visitam alguém, tiram os sapatos logo na entrada da casa. Sendo assim, é sempre bom caprichar nas meias, pois elas ficaram expostas durante todo o tempo que a visita durar. Confesso que às vezes acho meio desconfortável deixar os sapatos na entrada e ter que andar de meias quando o chão da casa está frio ou estou de sandálias. Mas ao mesmo tempo é um sinal de respeito e higiene. Falando nisso, outro fato curioso é que o pessoal aqui adora usar meia com sandália. Bonito ou não, gosto não se discute, né?

Ainda falando sobre “visitas”, quando a gente visita alguém, é de praxe levar flores! Quando alguém faz alguma festa é também uma “regra” levar a sua própria bebida alcoólica. Álcool aqui na Suécia custa uma nota e só é vendido no systembolaget, loja de bebidas em que é obrigatório ser maior de 20 anos para poder comprar. Caso o funcionário que fica no caixa desconfiar que a pessoa tem menos que 20 anos, ele pedirá a carteira de identidade da pessoa para confirmar a idade. Cá entre nós, já me pediram a identidade duas vezes! Pensam que eu reclamei? Que nada, achei o máximo ser confundida com uma adolescente...no auge dos meus 28! Se não me engano, é necessário se maior de 20 para frequentar os nigth clubs também.

O hábito de fumar em lugares públicos, muitas vezes é substituído pelo hábito de “snusar” ( acabei de criar o verbo), quero dizer, usar snuss, uma pasta de nicotina que a pessoa coloca embaixo do lábio superior. Esse tal de snuss, segundo a sabedoria sueca, só existe por aqui e na Noruega. Quem usa diz que a sensação experimentada é de relaxamento e aumento da auto-confiança. Alguns estudos relatam que o snus pode causar problemas na gengiva, aumento da pressão arterial, dependência e aumento do risco de diabetes. Além de provocar o efeito “sorriso amarelo”. Os dinamarqueses tem uma piadinha que os suecos detestam...eles dizem que para se reconhecer um sueco é fácil: se tiver olhos azuis e dentes amarelos, é sueco! Bom, não vou entrar nessa discussão :-)

O hábito que temos de cumprimentar as pessoas dando um beijo no rosto também não é muito comum por essas bandas. Só alguns adolescentes costumam se cumprimentar dessa forma.
Enfim, a vida é feita de diferenças, mistérios, invenções, situações que a gente gosta e desgosta. O importante, sob o meu ponto de vista, é achar o seu lugar nesse mundo. No Brasil, na Suécia ou na China, o importante é ser feliz!