28 outubro 2005

Casamento homossexual

A igreja sueca acaba de aprovar o casamento religiosos de pessoas do mesmo sexo. A partir de 2006, homossexuais que quiserem se casar na igreja, poderam fazê-lo. A notícia tem provocado tanto reacões positivas quanto negativas no país. O projeto foi votado ontem e foram 160 votos a favor, contra 81. Ele existe desde os anos 70, mas só agora conseguiu a aprovacão necessária para entrar em prática.

A união oficial entre pessoas do mesmo sexo, que partilham do mesmos direitos, assim como num casamento entre um casal heterossexual é reconhecido na Suécia desde 1995.

Acabei de ler uma enquete realizada hoje, pelo jornal sueco VLT, em que as pessoas expressavam suas opiniões sobre a aprovacão do projeto. Todas se mostraram favoráveis ao casamento homossexual na igreja. Os entrevistados defenderam o fato de os homossexuais terem direito ao casamento religioso, assim como os heterosexuais, simbolizando uma união aprovada pela igreja.

Depoimentos de membros da igreja sueca, contrários à união homossexual na igreja e de um modo geral, defendem a tese de que a medida vai contra a Bíblia, aos “bons costumes” e é visto como um pecado.

Certamente a medida ainda vai causar muitas discussões e muita polêmica, mas o fato é que representa uma grande vitória para a comunidade gay sueca. A medida não obriga pastores( lembrando que a Suécia é um país protestante, porisso, pastores) de posicão contrária à medida, a realizar casamentos entre duas pessoas do mesmo sexo, mas garante aos homossexuais, o direito de contarem sempre com um pastor que realize a cerimônia.

Opiniões contrárias ou favoráveis à parte, a medida faz com que os casais de homossexuais que vivem na Suécia, tenham o direito de decidir se o casamento religioso é ou não importante prá eles. Mais do que uma conquista de um grupo, que é minoria nas sociedades mundiais, a medida sueca representa um grande passo em direcão à igualdade de oportunidades e direito de escolha entre seres humanos.

24 outubro 2005

Que frio......

A temperatura está na casa dos -1 e nevou a noite toda. Neste momento o céu está azul e as cores do outono sueco continuam a encantar. É, pelo jeito vou ter que botar prá fora os casacões de inverno!!! Tá um gelo por aqui!

Na noite passada, tivemos que abastecer a lareira com muita lenha e o Jonas, o sabichão, resolveu que colocaria madeiras pintadas dentro da lareira. Sim, quando chega essa época, a lareira passa a ser o brinquedo favorito dele, pega tudo que não presta e quer botar fogo.

Bom, como eu sei que madeira pintada na lareira provoca mal cheiro na casa inteira (até rimou), disse que não era prá colocar, pois fizemos o ano passado e não deu certo. Pois bem, ele disse que não tinha problema, que faria diferente...o resultado foi que mais ou menos umas 11 da noite, hora em que fomos dormir, senti um cheiro muito forte de queimado!!! Abrimos a porta do quarto e a casa inteira estava cheirando queimado. Esse Jonas...

Enfim, a tendência é o tempo esfriar cada vez mais, o Jonas enfiar cada vez mais lixo na lareira e a família Ekström passar mais noites em claro :-)