02 junho 2004

Construindo a felicidade fora de casa

É difícil deixar de sentir saudades da nossa pátria, mas quando se é imigrante, é necessário respeitar o país dos outros. Confesso qua ainda entro em conflito com muitas coisas aqui na Suécia, mas não é atacando os costumes do povo sueco e sua cultura que as coisas na minha vida vão melhorar.

Paciência e tolerância, essas, sob o meu ponto de vista, são as palavras básicas para iniciar a vida num outro país.
No comeco, quando só estava de passagem pela Suécia, sentia que seria difícil me acostumar com o frio, a falta da comida brasileira, a alegria gratuita que todo brasileiro carrega consigo, os dias de verão, os sorvetes da Kibon, enfim, centenas de coisinhas que a gente quer ter por perto quando mora longe.

Posso dizer que tenho melhorado e que ainda sinto saudades, mas, como diz um escritor grego, chamado Kalifathides, em suas histórias sobre quando ele chegou à Suécia: “ a gente não pode sentir saudades o tempo todo até ficar doente”. Não dá para acordar todos os dias e ter vontade de arrumar as malas e voltar para o nosso país. Se for assim, não há condicões de construir felicidade no exterior!

Não é nada fácil, muitas vezes a gente se desespera, fica triste, mas aquela fé, que todo brasileiro costuma ter na vida, precisa prevalecer. Ainda reclamo de um montão de coisas, sinto falta das minhas atividades, do meu trabalho, das sardas no rosto da minha mãe, da minha cahorrinha Sabina, das pedaladas dominicais no Parde do Ibirapuera, das sessões de cinema no Espaco Unibanco e no Belas Artes, das caminhadas na Avenida Paulista, enfim.
São pequenas coisas, mas que fizeram parte da minha vida por muito tempo...mas não quero ficar triste e achar que não há nada de bom nesta minha nova vida. Com certeza tem vantagens!

Como todos nós sabemos, o Brasil tem também o seu lado que ninguém sente saudades.
Sempre que as pessoas descobrem que sou do Brasil, ficam interessadas em saber sobre o futebol, o Carnaval, o samba. Quando se sentem um pouco mais íntimas, comecam a perguntar sobre a violência, as criancas de rua, a pobreza. Quando percebo que por trás desse tipo de comentário sobre a desigualdade brasileira tem a intencão de exaltar a política de bem-estar social sueca e depreciar o Brasil, tento ser diplomática. Não dá para fechar os olhos para todas as injusticas e absurdos da vida brasileira que a gente já não saber mais se tem conserto.

A Suécia é um país rico, primeiro do mundo quando o assunto é maternidade, boa política para refugiados de guerra, mas ainda falta uma atencão maior quando se fala em atendimento nos hospitais públicos. Já tive que esperar quase 11 horas para ter um ferimento costurado e tenho ouvido muitas pessoas que conheco reclamarem do servico nos hospitais. Após ter precisado do servico e testado a sua ineficiência, resolvi escrever para um jornal de Västerås (na época, em inglês) relatar o fato, e sugerir uma pauta.
Não recebi nenhuma resposta, mas pelo menos fiz a minha parte, denunciei algo que me desagradou, ao invés de ficar repetindo que os hospitais do meu plano de saúde brasileiro são melhores do que qualquer hospital público sueco.
Pode até ser, mas não vou ficar atacando pedras num país que também tem muito para ensinar ao Brasil! Viver não é fácil, mas a vida também pode ser divertida, animada, feliz, tudo depende de como a gente lida com os acontecimentos!


* Como disse a Denise Arcoverde, do blog Síndrome de Estocolmo ( acabei me aprofundando mais nesse texto por conta de um dos posts dela sobre a vida de imigrante. Um texto muito bom...), a gente tem que ter uma postura positiva prá ser feliz!

31 maio 2004

Dicas

Bom, agora que o "Mundo Sueco e eu" já tem alguns posts, gostaria de adicionar algumas fotos. Instalei aquele programa chamado Hello, para usuários do Blogger poderem adicionar e compartilhar fotos online, mas foi um fracasso. Ele trava toda hora, vive dando erro e não consigo enviar fotos.
Gostaria de saber se os meus leitores (as) têm alguma dica sobre algum programa legal e eficiente para blogueiros que hospedam seu site no Blogger.
Esse mundinho dos blogs está me trazendo a possibilidade de entrar em contato com muitas pessoas interessantes e com ótimas histórias para contar. Que bom que a internet derruba fronteiras e faz a gente adquirir informacões sobre outros "mundos" e outras pessoas com interesses parecidos e diferentes dos nossos!
Continuem me escrevendo e partilhando suas histórias!