18 junho 2004

O Brasil está na moda

Acho que a Suécia está passando por uma fase de “adoraÇão ao Brasil”! Estou me sentindo até mais em casa por essas bandas...
Uma das mais famosas lojas de roupas daqui, a H&M, inspirou-se na moda-praia brasileira para criar os seus modelos de biquínis e também algumas peÇas da coleÇão de verão masculina. Hoje estive na loja de Västerås e tive a impressão de ter entrado numa loja brasileira. Os modelos que pousaram para as fotos dos catálogos e anúncios da H&M são também brasileiros, como a Daniela Sarayba. Já faz algumas semanas que eles iniciaram esse processo de “abrasileiramento” da coleÇão de verão, mas hoje estava tocando até MPB na loja! Na coleÇão de moda masculina anterior, o astro dos anúncios era o jogador de futebol Cafú.
Sem falar que quando tem algum evento, como o Arosfestival, que comentei no post anterior, é sempre possível encontrar camisetas da SeleÇão Brasileira de Futebol com os nomes de jogadores como Rivaldo e Ronaldinho, os mais populares entre os suecos.

16 junho 2004

Carnaval em Västerås

Nesta semana teve início o Arosfestival aqui em Västerås, um evento que acontece durante o verão e traz à cidade muitas atraÇões. Todos os anos o evento é aberto por um grupo de brasileiros que danÇam samba aqui na Suécia, acompanhadas por uma bateria super competente. Segundo informaÇões, muitos deles vêm de Ludvika, cidade sueca, famosa pela quantidade de brasileiros que moram lá. Estavam presentes também grupos de danÇa folclórica do Peru, Bolívia e Cuba.
Além de eventos ligados à música, é possível encontrar diversos pratos típicos de países como Tailândia, Hungria, Chile, dentre outros. Até maÇã do amor eu consegui encontrar. Falando nisso, acho que os suecos nunca viram maÇã do amor na vida, pois olharam com tanta cara de espanto para a minha pobre maÇã, comprada na barraquinha de uma chilena, que fiquei até com medo de derrubá-la!
O Arosfestival termina amanhã com música eletrônica, mais grupos de danÇa e atividades para a crianÇada!