06 junho 2004

No terreno dos sonhos, mas com destino à realidade

Hoje quero falar sobre os meus sonhos e quero ouvir sobre os sonhos de vocês. A gente sempre tem um sonho, alguma coisa que a gente quer muito que aconteca. Pode ser uma coisa simples, complicada, possível, utópica, enfim.
Tem pessoas que se contentam em desejar a vida inteira alguma coisa e não se importam em não conseguir realizar. Talvez a graca do sonho, seja exatamente deixar o sonho no campo do sonho e não transformá-lo em realidade. Será?
Eu tenho um sonho! Quero realizá-lo, mas não sei se um dia será possível. Gostaria de trabalhar um tempo na África lecionando inglês ou trabalhando como jornalista em alguma instituicão que presta auxílio às populacões pobres e doentes.
Tem causas que realmente nos absorvem e nos fazem querer largar tudo para tentar ajudar com um pouco de nós, da nossa experiência profissional. Será que é um sonho distante?
No Brasil fui voluntária num projeto chamado Carmim que leva às artes ao ambiente hospitalar, fazendo com que adultos e criancas que estão hospitalizados possam desfrutar de conhecimentos artísticos, como: pintura, desenho, modelagem em argila, dentre outros. O projeto nasceu de uma experiência pessoal do artista plástico Eduardo Valarelli, fundador do Projeto Carmim. Eu os ajudava fazendo um jornal e trabalhando com assessoria de imprensa. Foi uma fase bastante enriquecedora na minha vida pessoal e profissonal. Pessoas como o Eduardo e todos os voluntários do Carmim, fazem desse mundo um lugar melhor para se viver. Sinto falta das minhas atividades ligadas ao Terceiro Setor.
Sempre achei importante o engajamento em causas sociais e trabalhos ligados ao voluntariado. É importante discernir trabalho voluntário, de caridade. As instituicões sociais sérias que estão à procura de voluntários, precisam de pessoas qualificadas e dispostas a doar tempo, profissionalismo e atencão. Elas precisam de pessoas competentes e que entendam o voluntariado como uma forma de colaboracão e ajuda qualificada.
O voluntário precisa estar disposto a ser útil e não encarar sua ajuda a um projeto como uma prestacão de favores. É necessário se compromissar e se apaixonar pela causa que vc está disposto a se oferecer como voluntário.
Para vocês que estão aí no Brasil e conhecem instituicões que necessitam de trabalho voluntário, que tal descobrir um projeto legal e tentar se engajar? Garanto que será uma experiência de muito aprendizado e prazer!