05 agosto 2005

Mama faz aniversário


Hoje é aniversário da minha mama, Rosária, que está lá em Sampa. Ela faz 65 anos hoje, no mesmo dia em que seria o aniversário da minha tia Raymunda, irmã da minha mãe. Não elas não são gêmeas, foi apenas coincidência, terem nascido no mesmo dia e terem o mesmo signo. Infelizmente a minha fantástica tia Ray não está mais entre nós!

Minha mãe e minha tia sempre foram pessoas ímpares, totalmente diferentes uma da outra. Tia Ray sempre foi forte, decidida, autoritária ( acho que é apenas esse, o ponto comum na personalidade das duas), uma mulher cheia de cores, de luz, de amor. Mama Rosária sempre foi indecisa, pessoa forte mas ao mesmo tempo de uma fragilidade estranha, sardenta, fofa, meiga, low profile.

Sempre tive mais afinidades com a tia Ray, que sempre acreditou em mim, desde crianca. Sempre me deu forca, sempre me amou como filha, sempre me acolheu quando mama brigava comigo. Essas duas pessoinhas sempre foram minha família, meu porto seguro, minha calmaria. A tia Ray partiu de repente, num acidente de carro, deixando para trás marido, sua sobrinha querida(euzinha) e mais de 40 gatos siameses. Ela era uma figura, a minha querida tia!

A minha mãe está no Brasil, morando com a minha cachorrinha Sabina...sentimos falta uma da outra, mas nunca tivemos uma convivência fácil, sempre tivemos os nossos conflitos, mas nunca deixamos de trocar abracos. Não sei, mas acho que as tragédias pessoais da minha mãe, que eu tomei como heranca, fizeram com que fôssemos bem parecidas em algumas coisas, mas totalmente distintas em outras.

Ambas temos medo da morte, pois desde crianca, tivemos que aceitar a morte de meu pai, da tia Raymunda e todos os outros dois irmãos da minha mãe e outras pessoas queridas. Mas isso tudo me deu uma forca incrível e uma vontade de lutar pela vida e pela felicidade de maneira obstinada! Quanto à mama, tudo isso gerou fraqueza, dificuldades, mágoa. Somos diferentes e estamos cada vez mais aprendendo a lidar com isso de uma forma boa!

Não posso abracá-la agora, mas espero que ela tenha um aniversário de luz, de reflexão, bons pensamentos, um amor cada vez maior pela vida e pelo sentimento de vontade de viver! Felicidades, mãe!

04 agosto 2005

Terras turcas


Depois de duas semanas em terras turcas, estamos de volta à Suécia. Cansados e torrados de Sol. Quando chegamos aqui quase tive, ou talvez já esperasse porisso, um choque térmico: os termômetros marcavam 14º em pleno verão! Para quem aprendeu a conviver com o calor turco,na casa dos 40º, fiquei de mal humor ao chegar nessa geladeira...

Bom, nessas duas semans tivemos a oportunidade de conhecer algumas cidades da Turquia, incluindo a maravilhosa Istambul. Saímos da Suécia com destino à Izmir, e chegando lá, ficamos sabendo que ficaríamos em Cesme. Uma cidadezinha litorânea, com praias bonitas e comida boa, aliás, não é à toa que a culinária turca está entre uma nas três melhores do mundo!

Sobre Cesme, realmente não é assim nada tão fascinante. As nossas expectativas quanto à qualidade do hotel, dos servicos da agência e das praias eram superiores. Ficamos meio decepcionados! Principalmente porque a Apollo, agência de viagens escolhida por nós, deixou um pouco a desejar.

No primeiro citytur que fizémos, no qual os guias da empresa iriam nos apresentar a cidade e pontos turísticos, pensamos nós, fomos levados para restaurantes e lojas que o pessoal da Apollo "recomenda", na região. Achamos tudo bem estranho e percebemos que os outros turistas também! Ao invés de sermos levados para conhecer as belezas do lugar, visitamos lojas de bolsas, tapetes e outras. E com o guia da Apollo sempre com frases de efeito, do tipo:” o pessoal dessa loja é de confianca, aqui vocês podem fazer compras, se gostarem de alguma coisa e só comprar!!! Pode?

Será que ele achou que os turistas estavam com cara de muambeiros, que só viajaram para a Turquia para fazer compras, ao invés de aproveitar os lindos dias azuis para pegar uma praia?! Enfim, não achamos que essa atitude demonstrou muita seriedade e profissionalismo por parte da Apollo. Sem falar que quando fomos apresentados aos precos para fazer os os verdadeiros citytours, quase caímos de costas!

Resolvemos então, nos aventurar nas terras turcas sozinhos, e devo confessar que foi uma experiência muito boa. Um pouco trabalhosa, mas interessantíssima!!! O resultado dessa iniciativa solitária pretendo comentar nos próximos posts, publicando também algumas fotos, aqui e no Flikr para ilustrar essa aventura!