13 julho 2005

A mídia sueca e eu


Como alguns sabem, fiz um estágio de quase quatro meses no jornal Västerås Tidning(há dois textos meus na edicão especial de verão, finalmelmente o site está no ar, mas em PDF!) e foi um período de muito aprendizado.

Dentre muitas coisas, descobri que quando um jornalista muda de país e quer continuar com os pés fincados na profissão, é necessário matar um leão por dia! Sobre a língua, acho que nem preciso comentar mais, né? A verdade é que quando se é jornalista ou qualquer outro profissional, no seu próprio país, as situacões do dia-a-dia não apavoram, pois sabemos como lidar com elas. Se uma matéria sobre algo tipicamente brasileiro precisa ser redigida agora, será. Assim como textos sobre pessoas públicas brasileiras serão escritos também, sem inúmeras pesquisas. Mas quando é necessário conhecimento para escrever textos sobre assuntos tipicamente suecos, lugares na Suécia, pessoas públicas, é mais complicado e desafiador!

Por exemplo, enquanto a redacão e a Suécia inteira sabem quem é Christer Sjögren, digamos que ele é a versão sueca do Roberto Carlos, um jornalista estrangeiro precisa fazer algumas pesquisas, precisa contar com a ajuda do amigo Google, enfim, há muito mais trabalho e tempo envolvidos. É claro que a experiência da profissão nos conforta e gera aquele sentimento de "tudo é possível".

O estudo, a análise dos fatos, o interesse por cultura, política, a sociedade em que se vive, enfim, tudo isso é importantíssimo para que um jornalista estrangeiro seja bem visto, aceito e requisitado na mídia do país em que mora. Principalmente em situacões de crise. É cada vez maior a presenca de correspondentes internacionais iranianos e iraquianos na Suécia, e que falam sueco, na cobertura de certos acontecimentos.

Na verdade, cultura geral, é o ingrediente básico para a carreira de qualquer jornalista, o que quero dizer é que todo esse aprendizado e informacão que temos da nossa própria cultura, é absolutamento necessário, imprescindível e saudável quando atuamos em mídias de outras culturas. Não é nada que venha da noite para o dia, nem com anos de profissão, mas olhar a cultura e a sociedade do outro como se fossem nossas é interessante tanto para jornalistas estrangeiros quanto para profissionais de outras áreas e que atuam em outras pátrias.

A experiência e os desafios foram grandes, as matérias publicadas foram muitas e a satisfacão de poder aprender como se faz jornalismo aqui e mostrar um pouco de como é o jornalismo brasileiro foram imensas e impagáveis!

11 julho 2005

Blogueiras em Estocolmo



No domingo foi dia de encontrar as queridas blogueiras: Celinha
Denise, Melissa e a futura blogueira Janaína. O encontro foi realizado num café em Kungsträdgården, Estocolmo. O dia foi perfeito, com muito Sol, calor a companhia de garotas prá lá de animadas, alguns de nossos partners e filhos.

Foi realmente muito positivo poder encontrar as blogueiras e conversar sobre a nossa relacão com a Suécia, seus costumes, nossas saudades, impressões, enfim, poder compartilhar experiências.

Espero que seja possível um novo encontro com vocês, meninas! E obrigada à Denise, que apesar de estar resfriada, conseguiu marcar presenca, animando e colorindo ainda mais a nossa bela tarde!