25 junho 2005

Midsommar

Esse é o feriado mais legal do verão sueco, o midsommar, uma data que marca a chegada oficial do verão. Desde os tempos dos vikings o midsommar vem sendo comemorado com dancas e rituais pagãos. Segundo a lenda, para as garotas solteiras que querem se casar, é aconselhável colher sete ou nove tipos diferentes de flores, colocar embaixo do travesseiro e esperar pelo sonho que vai revelar o rosto do futuro marido!!!

O midsommar é também uma data em que se comem comidas especiais: um peixe cru, que vem acompanhado de três temperos diferentes, batatas cozidas, iogurte natural para acompanhar o peixe, caviar e salada. De sobremesa, torta de morangos...a melhor parte, na minha modesta opinião! Esse feriado é também famoso pelo alto consumo de álcool em toda a Suécia!
Image Hosted by ImageShack.us
Dancas e roupas típicas

Image Hosted by ImageShack.us
Comidas típicas do midsommar

Image Hosted by ImageShack.us
O mastro enfeitado com flores e folhas é um símbolo fálico que simbolizava a fecundidade da terra

23 junho 2005

Carnaval sueco

O festival aqui na cidade terminou na semana passada, mas só agora tive tempo de publicar as fotos do Carnaval...fica aí um pouquinho de Brasil prá vocês!
Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

19 junho 2005

Image Hosted by ImageShack.us
Célia e Kurt
No sábado recebemos a visita da Celinha, do blog Esperanca e Amor, e de seu marido, Kurt. Eles estavam de passagem pela minha cidade por conta de uma copa de futebol da qual a Lívia, filha do casal, iria participar.

Eu e o Jonas fomos ao jogo e achamos um barato! As meninas são talentosas e tem futuro! O time da Lívia venceu por um a zero e ela, que era a goleira do time, deu um show de defesa! Depois do jogo, demos uma volta pelo mercado de verão que termina hoje e depois viemos aqui prá casa, para um churrasquinho básico.

Passamos uma tarde ótima na companhia agradável de um casal prá lá de simpático!Falamos sobre a vida, a Suécia, o Brasil, tomamos vinho, o tempo estava ótimo, enfim, foi um dia cheio de surpresas agradáveis!!!

Obrigada pela visita, Celinha!

Calor

Pois é, isso mesmo, hoje está calor na Suécia. Na verdade, na semana que passou, fez calor quase todos os dias. Ai que maravilha....prá dizer a verdade, hoje fiquei tão inspirada com o tempo lindo que até tomei Sol no jardim, de biquini. Tentei me esconder entre os arbustos para que nenhum vizinho me visse. Foi ótimo, estou com as energias renovadas!!!