21 fevereiro 2006


O governo sueco instituiu 2006 como o ano da diversidade cultural na Suécia. Em razão disso, várias atividades culturais já foram programadas em todo o país. Com esse projeto, várias instituicões culturais suecas estão investindo mais em cultura, principalmente para iniciativas ligadas aos povos estrangeiros que estão cada vez mais e mais presentes na sociedade sueca.

Em razão desse projeto, fui convidada pelo Teater Västmanland, local aonde eu já trabalhava, para coordenar um grupo que já comecou a trabalhar com assuntos ligados à atividades para estrangeiros e iniciativas que pretendem aumentar o número de estrangeiros em lugares aonde o público é predominantemente sueco, como teatros, por exemplo. O nome do projeto não poderia ser melhor: "Ny publik Nya Möjligheter", ou seja, Novo Público Novas Possibilidades!

Coordeno um grupo de cinco estrangeiros, de terras diferentes, que juntamente comigo trabalham com questões ligadas à cultura, organizacão de eventos, marketing,dentre outros assuntos. É uma experiência bastante interessante e enriquecedora!

É uma oportunidade temporária, mas com boas chances de crescimento profissional e realizacão de um desejo que passei a ter desde quando cheguei aqui: trabalhar com questões ligadas aos estrangeiros e suas culturas!

Para os brazucas que moram por aqui e nunca estiveram no Teater Västmanland e gostariam de visitá-lo, saber mais sobre sua história, o que acontece por trás das cortinas e sobre as pecas em cartaz, basta entrar em contato comigo pelo blog ou através da página www.teatervastmanland.se, em sueco, mas que em breve vai contar com textos sobre o teatro em várias línguas, inclusive no nosso bom, velho e sonoro português!

Para os que tem amigos estrangeiros na Suécia, espalhem a informacão de que já é possível visitar o teatro e receber informacões em várias línguas: português,inglês, romeno, árabe, curdo, francês, serbo-croata e japonês.

Ah, se vocês conhecerem artistas brasileiros ou estrangeiros, que morem na Suécia, e estiverem a fim de mostrar um pouco mais da nossa cultura e outras culturas em terras suecas, entrem em contato também!

Divulguem essa idéia em seus blogs, se acharem interessante!!!

* vou tentar colocar informacões mais detalhadas sobre as várias vertentes do projeto assim que possível!