21 fevereiro 2006


O governo sueco instituiu 2006 como o ano da diversidade cultural na Suécia. Em razão disso, várias atividades culturais já foram programadas em todo o país. Com esse projeto, várias instituicões culturais suecas estão investindo mais em cultura, principalmente para iniciativas ligadas aos povos estrangeiros que estão cada vez mais e mais presentes na sociedade sueca.

Em razão desse projeto, fui convidada pelo Teater Västmanland, local aonde eu já trabalhava, para coordenar um grupo que já comecou a trabalhar com assuntos ligados à atividades para estrangeiros e iniciativas que pretendem aumentar o número de estrangeiros em lugares aonde o público é predominantemente sueco, como teatros, por exemplo. O nome do projeto não poderia ser melhor: "Ny publik Nya Möjligheter", ou seja, Novo Público Novas Possibilidades!

Coordeno um grupo de cinco estrangeiros, de terras diferentes, que juntamente comigo trabalham com questões ligadas à cultura, organizacão de eventos, marketing,dentre outros assuntos. É uma experiência bastante interessante e enriquecedora!

É uma oportunidade temporária, mas com boas chances de crescimento profissional e realizacão de um desejo que passei a ter desde quando cheguei aqui: trabalhar com questões ligadas aos estrangeiros e suas culturas!

Para os brazucas que moram por aqui e nunca estiveram no Teater Västmanland e gostariam de visitá-lo, saber mais sobre sua história, o que acontece por trás das cortinas e sobre as pecas em cartaz, basta entrar em contato comigo pelo blog ou através da página www.teatervastmanland.se, em sueco, mas que em breve vai contar com textos sobre o teatro em várias línguas, inclusive no nosso bom, velho e sonoro português!

Para os que tem amigos estrangeiros na Suécia, espalhem a informacão de que já é possível visitar o teatro e receber informacões em várias línguas: português,inglês, romeno, árabe, curdo, francês, serbo-croata e japonês.

Ah, se vocês conhecerem artistas brasileiros ou estrangeiros, que morem na Suécia, e estiverem a fim de mostrar um pouco mais da nossa cultura e outras culturas em terras suecas, entrem em contato também!

Divulguem essa idéia em seus blogs, se acharem interessante!!!

* vou tentar colocar informacões mais detalhadas sobre as várias vertentes do projeto assim que possível!

12 comentários:

Preta disse...

Oi Cláudia,
A artista aqui irá se inscrever para cantar, boa a idéia não?

Cacau disse...

Oi,Beth...pq não? Na verdade tenho uma idéia melhor sobre como vc pode participar do projeto...aguarde!!!;-)

beijocas,

Cacau

Anônimo disse...

Esse teatro e em que cidade mesmo?

Anônimo disse...

Que legal Claudinha. E na verdade um trabalho bem interessante esse. Boa sorte. Se eu deixar minha timidez de lado, lhe procuro. hehehe Bj

Preta disse...

Oi Cláudia, estava sem ter o que escrever ou é o carnaval que não te deixa tempo para pensar em nada mais que não seja folia?
DEIXEI UM PEPINO PARA VOCE LÁ NO MEU BLOG, NA VERDADE NÃO SOU MUITO CHEGADA, MAS O QUE FAZER?
Beijoe e divirta-se

Anônimo disse...

Oi Claudia,
Numa madrugada dessas da vida onde a gente fica trabalhando até mais tarde no micro, vi seu blog e achei coincidencia vc chamar-se Claudia (eu tb!) e morar na Suécia (eu tb!).
Acabei de chegar do Rio e já estou com saudades. É complicado, a pessoa que mora fora acaba se sentindo muito dividida. Pelo menos eu me sinto assim. Tento ver sempre o lado positivo dos dois países. Sinto saudades daqui quando estou lá e de lá quando estou aqui. Saudade das pessoas, amigos e familia, nao do país em si. Complicado de explicar!
Bem, mais uma vez legal encontrar vc por aqui, sorte e felicidade na empreitada sueca. Morar num país com uma cultura tao diferente da nossa nao é para qualquer um nao, temos que ser guerreiras.
Beijos
Claudia

Anônimo disse...

Oi Cláudia,
Passei para deixar um Alô!

Beth

Cacau disse...

Oi, Magui! Tudo bem? O teatro fica em Västerås, aqui na Suécia!

Cacau disse...

Oi, Celinha! Legal...espero mesmo que vc deixe a sua timidez de lado e me procure ;-)

beijocas,

Cacau

Cacau disse...

Oi, Beth! Vou ver se nesse final de semana resolvo o "pepino"!!!:-)


beijocas,

Cacau

Cacau disse...

Oi, Claudia! Bem vinda ao Mundo Sueco e Eu...mais uma Claudia nessa terrinha gelada, hein? É verdade, é necessário mesmo ser guerreira hehehehe!!! Dividir-se entre dois países não é mesmo para qualquer um,não...mas a gente vai levando,né? Sucesso e felicidade é possível na Suécia e em qualquer lugar do mundo...basta enfrentar os desafios!!! Boa sorte!!!

beijocas,

Cacau

Anônimo disse...

OI Cacau...
Pesquisando coisas sobre a Suecia acabei achando o seu blog, muita coisa interessante por aqui.
Gostaria de uma gentileza. Eu tenho um grande sonho de ir a Suécia, mas não faço idéia de como ir, quero dizer ter um visto de pelo menos um ano me satisfaria, será que vc poderia me ajudar? Que maneira eu poderia obter um visto na Suécia??
Obrigada pelo blog
Beijos