12 agosto 2005



Só para fazer uma pausa na minha "sessão Turquia", resolvi comentar sobre o filme Mr. & and Mrs. Smith. Já viram? O filme conta a história de dois assassinos profissionais, Brad Pitt e Angelina Jolie, que são casados, escondem um do outro sobre suas reais profissões, até o dia em que recebem como missão matar a mesma pessoa...

As cenas de acão são muito boas, Pitt e Jolie emprestam uma boa química ao casal Smith, mas depois de quase duas horas de filme, as caras e bocas da linda Angelina Jolie geram um pouco de tédio, pelo menos para nós mulheres! De qualquer forma, Mr. & Mrs. Smith tem bons diálogos e provoca boas risadas!

Ah, outra coisa que não tem nada a ver com a história do filme, mas que eu queria comentar é que eu adorei a cozinha do casal Smith! Achei um luxo, super moderna, a cozinha dos meus sonhos!!! Nossa, agora dei uma de “super dona-de-casa”, fala sério! Bom, mas é isso!

Um detalhe que me chamou a atencão foi o fato de o limite de idade para ver o filme ser de 11 anos. Há cenas de muita violência e outras cenas não recomendadas para criancas dessa idade. Na sessão de ontem vimos quatro criancas, que não paravam de fazer perguntas típicas de quem não estava entendendo nada sobre o filme!


08 agosto 2005

Istambul

Mesquita Azul

Que cidade mágica, mística, sei lá. Istambul é realmente o máximo, possuída de uma energia estranha e boa. Uma cidade que se divide entre a Europa e a Ásia, única no mundo! Não tinhamos planejado ir prá lá, mas mesmo assim, antes de deixar a Suécia, achei que daríamos um jeito. Depois de uma semana em Cesme chegamos à conclusão que enfrentaríamos dez horas de ônibus para chegar à Istambul! Afinal de contas, ir à Turquia e não conhecer Istambul não é justo, né? Bom, foram dez longas horas de viagem, com direito a mais ou menos duas horas de sono. Pois o ônibus chacoalhava mais que tudo e o motorista dirigia em zigue-zague o tempo todo!

No final da viagem, estávamos exaustos e sem hotel prá ficar. Demos uma olhada na net antes de sair de Cesme, encontramos nomes de alguns hóteis, mas não fizemos reservas. Ainda no ônibus encontramos uma passageira que falava inglês e explicou ao motorista aonde nos deixar. Chegando ao destino, tomamos um taxi, o motorista não falava inglês, mas como tinhamos o nome de um hotel, apontamos o endereco e ele nos deixo na porta! Aliás, taxi na Turquia é super barato!
Passamos uma noite nesse primeiro hotel e depois procuramos um mais barato e mais central. Aliás, tem hotéis de todos os tipos e precos em Istambul, incluindo albergues!

No primeiro dia visitamos a descomunal Mesquita Azul, única no mundo com seis torres ou minaretes. Quase 100% da populacão turca é muculmana, fator que faz com que haja mesquitas espalhadas no país inteiro – inclusive perto de praias e pequenos povoados -. Os muculmanos mais ortodoxos rezam cinco vezes por dia nas mesquitas. Há alto-falantes em todas elas, que avisam a hora certa de comecar a reza. Numa mesquita, mulheres – muculmanas ou não, só são benvindas se usarem um véu que cubra os cabelos e ombros. Os joelhos também devem ser cobertos.
Desconfio que o primeiro horário de reza deva ser por volta das sete da manhã, pois sempre era acordada pelas mensagens que vinham dos alto-falantes das mesquitas.

No mesmo dia visitamos também a mesquita de Haghia Sophia, transformada num dos mais populares museus do mundo. Essa mesquita já foi uma igreja católica e é possível ver marcas de crucifixos no teto, embaixo de símbolos do islamismo.

Saindo das mesquitas, fomos ao Grand Bazar, paraíso das compras, com mais de 4.000 lojas num só lugar!!! Tem de tudo: bolsas, roupas, jóias, artesanato, chás, tapetes, mil coisas! Vale a pena reservar mais de um dia só para ir a esse bazar. Ah, é bom reservar paciência também, pois o negócio é pechinchar bastante!
Depois continuo com mais posts e fotos de Istambul!!!

07 agosto 2005

Piripaque no Mundo sueco e EU



Eu e meu blog estamos em crise! Não sei o que houve, mas algumas pessoas estavam com dificuldades de postar comentários aqui. Tentei consertar o problema, eliminado o sistema de comentários do Haloscan, mas como fiz algumas besteiras, tive que trocar o template todo. Mas acabei de testar os coments e está tudo ok, apesar de ter perdido os anteriores!!!