25 abril 2006

Quem somos?


Estrangeiro? Imigrante? Gringo? Expatriado? Qual é o termo mais bem aceito para definir uma pessoa que mora fora de seu país de origem? Os chamados politicamente corretos da Suécia tem usado muito o termo “novo sueco”, que eu detesto, diga-se de passagem!

Quando eu vou à alguma reunião para tratar de assuntos ligados ao teatro, questões relacionadas aos estrangeiros, sempre caímos nas mesmas discussões sobre o termo mais adequado para dizer estrangeiro! Cá entre nós, acho essa a palavra mais normal do mundo para designar alguém que mora fora do seu país de origem! Quando digo que acho normal usar simplesmente o termo estrangeiro, me perguntam: “Mas até quando o estrangeiro é considerado estrangeiro na sua nova terra?” Sei lá, respondo eu! Sou estrangeira, posso adquirir cidadania sueca, mas serei sempre brasileira, ou seja, estrangeira nessa terra que não é a minha.

Existe uma preocupacão, admirável até, de inserir os estrangeiros na sociedade sueca através de várias medidas. É claro que essa ”insercão” precisa ser ainda maior, principalmente com relacão ao mercado de trabalho. Mas isso é uma outra história!
Quando penso nos meus amigos estrangeiros que moram no Brasil, me lembro que eles não se sentem muito confortáveis ao serem chamados de gringos. Como vocês chamam os “estrangeiros-brasileiros”? Como vocês gostariam de ser chamados se vivessem no exterior?

Foto: cachorro vira-lata encontrado na Grécia...seria ele grego ou estrangeiro?