25 abril 2006

Quem somos?


Estrangeiro? Imigrante? Gringo? Expatriado? Qual é o termo mais bem aceito para definir uma pessoa que mora fora de seu país de origem? Os chamados politicamente corretos da Suécia tem usado muito o termo “novo sueco”, que eu detesto, diga-se de passagem!

Quando eu vou à alguma reunião para tratar de assuntos ligados ao teatro, questões relacionadas aos estrangeiros, sempre caímos nas mesmas discussões sobre o termo mais adequado para dizer estrangeiro! Cá entre nós, acho essa a palavra mais normal do mundo para designar alguém que mora fora do seu país de origem! Quando digo que acho normal usar simplesmente o termo estrangeiro, me perguntam: “Mas até quando o estrangeiro é considerado estrangeiro na sua nova terra?” Sei lá, respondo eu! Sou estrangeira, posso adquirir cidadania sueca, mas serei sempre brasileira, ou seja, estrangeira nessa terra que não é a minha.

Existe uma preocupacão, admirável até, de inserir os estrangeiros na sociedade sueca através de várias medidas. É claro que essa ”insercão” precisa ser ainda maior, principalmente com relacão ao mercado de trabalho. Mas isso é uma outra história!
Quando penso nos meus amigos estrangeiros que moram no Brasil, me lembro que eles não se sentem muito confortáveis ao serem chamados de gringos. Como vocês chamam os “estrangeiros-brasileiros”? Como vocês gostariam de ser chamados se vivessem no exterior?

Foto: cachorro vira-lata encontrado na Grécia...seria ele grego ou estrangeiro?

7 comentários:

Anônimo disse...

estrangeiro pra mim esta bom....a suecia e bem para frente com essas tentantivas de inclusao...nao vejo oisso muito na Noruega, mas moro numa pequena cidade.

Anônimo disse...

Oi Kaka! Tentei vir aqui antes mas nao sei pq o link nao funcionava. Vc mora em Västerås? A Konstrunda é um fenomeno bem interessante de apoio à arte, não é não? Adoro!
Quanto a se sentir estrangeira eu me sinto mesmo indo pro Brasil é como se minha cidadania tivesse sido dividida muito além dos papeis e do que esta nos passaportes. Mas não encano com isso nem um pouco. Me sinto uma mistura adequada. Tanto lá como aqui.
Beijos e voltarei sempre.

Preta disse...

Acho que eles dizem novos suecos, são estas geracões onde os pais são imigrantes mas os filhos se adaptaram completamente a cultura sueca, como o caso dos meus filhos.

Magui disse...

Eu hem!!
http://soamgui.blogspot.com

Anônimo disse...

Estrangeiro e o termo mais certo, penso eu. Eu me sinto um pouco dividida entre a Suecia e o Brasil. Adaptei-me tao bem aqui, que a balanca ficou meio a meio. Adoro meu Brasil mas, gosto muito da Suecia tambem. Bom fim de semana. Bj

Anônimo disse...

Muito esquisitos mesmo os europeus, né, Cacau??? Estrangeiro é estrangeiro e pronto, ora essa!!! Tô com vc: sempre serei estrangeira na França.

Anônimo disse...

Oi querida!
Adorei seu post... parabéns por mais essas conquistas! Você merece e continua sendo uma mulher muito corajosa, além de amiga e jornalista porreta!! :)
Beijos e muitas saudades. Quem sabe não te vejo em breve?
Juju