19 julho 2006

Buda e Peste



Budapeste, Chico Buarque, Suécia…hum, difícil achar esse livro, assim de última hora! Quando viajo, tenho sempre uma “tradicão”: levar um livro de algum escritor nascido naquele país ou região ou alguma literatura que tenha a ver com o local.
Infelizmente não conheco a literatura húngara, então, me contentei em ler as páginas e páginas que havia imprimido da net sobre Budapeste.

Uma cidade dividida em duas – Buda e Peste -. Nosso apartamento ficava em Buda e às margens do Rio Danúbio, viámos Peste, misteriosa e convidativa.
Uma cidade cheia de edifícios antigos e belíssimos…a língua? Mais incompreensível que grego, cheia de consoantes, palavras longuíssimas e impronunciáveis. Inglês? Em pouquíssimos lugares, mas dá prá se virar bem com uma boa dose de mímica e paciência!

As termas foram o ponto alto da viagem. Gostamos muito de Széchenyi e Géllert! O primeiro lugar, é a maior terma da Europa, com uma média de 15 piscinas cobertas, com diferentes temperaturas; do lado de fora, mais três piscinas enormes. Provei também uma massagem tailândesa, com duracão de uma hora, que quase quebrou todos os meus ossos, mas me deu uma maravilhosa sensacão de bem-estar e relaxamento.

O Géllert é a terma mais conhecida e tradicional, mas nós gostamos mais de Széchenyi(foto acima)!
Em três dias, conseguimos ver e provar várias atividades em Budapeste. Além das termas, visitamos a segunda maior sinagoga do mundo, com direito a muita história e detalhadas informacões sobre acontecimentos relacionados à Segunda Guerra Mundial e aos judeus que viviam e vivem em Budapeste. Aliás, no final de 1945, Budapeste foi tomada pelos nazistas e transformada em ruínas.

Fomos também ao Mátyás-Templon ou igreja de São Mateus, ao Parlamento Húngaro (foto ao lado) e vários outros lugares lindos!
Numa das noites, fomos a um pub com um amigo do Jonas, ouvir pop-rock húngaro…bom, curti mais a minha Smirnoff Ice do que a música, mas valeu a experiência!
Budapeste é uma cidade gostosa, cheia de atividades e recomendável para quem gosta de história, longas caminhadas e tardes preguicosas só apreciando belezas arquitetônicas!

Fotos: J. C. Ekström

P.S.: agora é a vez de desvendar Lisboa, até mais!