18 novembro 2004

A neve chegou com força total

Image Hosted by ImageShack.us
Foto: Göran Widerberg

A previsão do tempo de ontem à noite aqui na Suécia mostrava que a neve estava a caminho e que seria aconselhável já trocar os pneus de verão, pelos de inverno. Pois é, aqui quando chega novembro é hora de fazer essa troca de pneus porue com a queda de temperatura – entenda-se a chegada do termômetro a 0ºgraus ou graus negativos – as estradas ficam escorregadias e perigosas para os carros que ainda estão com os pneus de verão.

Quando ouvi a previsão, aliás, super confiável, não pensei que a neve chegaria com tanta força quanto chegou. Hoje de manhã quando acordei, dei de cara com um país coberto de branco, sendo que ontem foi um dia ensolarado, com temperatura na faixa dos -6. Ao olhar pela janela, vi que o nosso carro estava com a traseira na garagem e o resto na rua! Não entendi nada e liguei para o Jonas, meu marido, para perguntar. Ele disse que quando tentou sair, ficou atolado na neve e não conseguia ir nem para frente, nem para trás. Ele comentou ainda que havia vários carros abandonados pelo caminho por conta da neve.

Bom, lembram-se que eu comentei sobre os pneus de inverno no começo do texto? Pois é, o Jonas iria fazer a troca hoje, só que no caminho para o local onde a troca seria feita, o carro deslizou, perdeu o controle e ficou posicionado entre a estrada e um vão perto da calçada. A sorte foi que no mesmo momento alguns colegas de trabalho dele estavam passando por lá e conseguiram ajudá-lo com o carro. Situações como essa podem ser facilmente vistas quando a neve mostra a sua fúria por essas bandas do mundo.

Queria ter publicado este post antes, mas, também em razão da neve, tivemos uma super ventania de manhã, faltou luz e não tive como usar o computador.
Também estou com problemas para “acessar” o jardim e pegar lenha para a lareira, já que o nosso jardim mais parece estar coberto de chantilly!

Tragédias à parte, para quem gosta de frio e paisagem de cartal de Natal, é só começar a se divertir no inverno sueco!