07 maio 2004

Saudades de pequenos detalhes...

Bom, mais um dia maravilhoso aqui na Suécia. O Sol está brilhando e estamos com uma temperatura de 24º. Está realmente um dia lindo! Agora há pouco eu estava tomando Sol lá na sala...
Bom, às vezes sinto muitas saudades do Brasil e às vezes sinto apenas saudades. É engracado que quando a gente mora fora do nosso país, as mínimas coisas que faziam parte da nossa vida comecam a fazer uma super falta. Estava lá na sala analisando a minha pele e me deu uma saudade daquelas revistinha do Avon que a minha mãe sempre emprestava de alguma revendedora e eu fazia a festa comprando um monte de cosméticos. Pois é...são coisas pequenas,. Outro dia estava com o Jonas fazendo compras na minha mercearia favorita lá na cidade e chegou uma mulher e perguntou para o cara do caixa se tinha palmito. Quando eu e o Jonas ouvimos a palavra palmito, ficamos super excitados pensando que finalmente iríamos conseguir comprar palmito aqui na Suécia, mas foi alarme falso. O cara disse que não tem previsão de quando eles vão importar!
Na verdade, estamos num momento de grande avanco nas nossas descobertas sobre produtos que eu costumo comprar no Brasil e que eu consigo encontrar aqui.
O guaraná foi o primeiro! Nos supermercados daqui tem um guaraná chamado San Sao ( sem tio mesmo), é a Coca Cola que fabrica, mas nunca vi esse guaraná no Brasil. Bom, faz um tempo que eu descobri um suco de goiaba que vem da Inglaterra....fiquei super feliz porque adoro sueco de goiaba, mas ele näo é tão bom assim. A minha frustracäo quanto ao sabor do suco de goiaba inglês durou pouco, pois logo depois, encontrei um suco de goiaba branca que vem do Marrocos, uma delícia. Bom, tem também o leite condensado da Nestlé, que vem do Irã. Ah! Esta semana fiz mais uma descoberta no campo alimentício...descobri um chocolate que é exatamente igual ao prestígio, meu chocolate favorito no Brasil.
Bom, espero descobrir cada vez mais guloseimas que facam com que eu me sinta cada vez mais em casa aqui na Suécia.

Ha det så bra!
Hej då!

06 maio 2004

Fúria

Estou meio impaciente hoje! Tentei mudar o template do meu blog e todos os meus arquivos sumiram, não consegui arrumar até agora. E para completar, estou na TPM. Realmente de saco cheio, mas em compesacão está um dia maravilhoso aqui na Terra do Nunca. Exatamente agora está fazendo 21º. Os dias estão ficando mais compridos e iluminados. É a mágica do verão sueco acontecendo. Até qua enfim, já não aguentava mais a chata da neve e a temperatura abaixo de zero!

04 maio 2004

As mil e uma histórias de um casamento sueco

É a terceira vez que vou a um casamento sueco, se contar com o meu próprio casamento, é a quarta vez. Bom, no último sábado fomos ao casamento de um amigo do Jonas, que aconteceria no castelo de Strömsholm. O Jonas saiu logo cedo pois como ele era o Bestman, uma espécie de padrinho que é reponsável por passar o dia com o noivo em alguma atividade, entregar as aliancas aos noivos e ler um salmo no altar, ele teve que ir antes de mim.
Fui para o castelo acompanhada de uma amiga da noiva, que veio me buscar em casa, e me levou para a casa dela. Chegando lá tomamos um drink para relaxar e depois chegou uma amiga dela que nos levaria até Strömsholm. O dia amanheceu meio nublado, mas depois ficou lindo, com céu azul e uma temperatura por volta de 20º. Chegando ao castelo, fomos recepcionadas pelas amigas da noiva que ficaram de distribuir os convidados em seus respectivos lugares na igreja. Depois de uma meia hora, os noivos chegaram, lindos e visivelmente emocionados. O Jonas e as irmãs da noiva estavam logo atrás dos noivos. Elas leram um salmo e o Jonas entregou as aliancas, lendo tb um salmo na sequência. Foi perfeito!
No meio da cerimônia, realizada por uma mulher, assim como a minha cerimônia, teve também música ao vivo. Havia dois cantores acompanhados de um pianista...sublime!
Depois da cerimônia, na frente do hotel, os noivos estavam sendo esperados por uma linda charrete com dois cavalos brancos. Antes do tour que eles fariam nos arredores do castelo, todos os convidados foram fotografados na frente das escadarias de Strömsholm. Como disse no início, já fui à três casamentos aqui na Suécia, mas nenhum foi tão bem planejado como esse último.
Depois que os noivos partiram para o tour todos os convidados ficaram nos jardins do castelo esperando pela chegada do casal e o primeiro brinde da dia!
Ficamos bastante tempo nos jardins antes que o tostmaster nos permitisse entrar no Stenköket, restaurante perto do castelo, aonde seria realizado o jantar e a festa.
Quando foram abertas as portas do Stenköket, todos estavam curiosos para ver a lista que mostrava aonde cada convidado deveria se sentar. Aqui na Suécia quando tem casamento ou aniversário, as pessoas que te convidam, distribuem os convidados de forma que eles não se sentem perto das pessoas com quem chegaram acompanhados. Eles dizem que é uma oportunidade de se conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. Nos primeiros dois casamentos não achei que fosse tão interessante assim, pois é como uma loteria, vc nunca sabe se vai se sentar do lado de uns chatos ou de gente legal. Como eu não falava uma palavra de sueco nnaquela época e o tostmaster do primeiro casamento me colocou do lado de gente que não falava inglês, fiquei incomunicável e não consegui entender nada durante o evento inteiro. No segundo casamento já foi um pouco melhor, pois as pessoas do meu lado falavam inglês, mas mesmo assim, perdi as piadas do toastmaster e as conversas de corredor.
Desta vez me diverti muito. Sentei ao lado de duas pessoas legais e só falei em sueco. Conversei com muitas pessoas legais que eu havia conhecido no Midsommarafton do ano passado na casa dos noivos. Eles ficaram muito bem impressionados com o meu nível de sueco após cinco meses de estudo. Fiquei super contente...falei muito e consegui entender todo mundo. Para uma pessoa que escolheu a comunicacão como profissão, como eu, estava difícil não conseguir usar essa ferramenta no meu dia-a-dia aqui na Suécia.
Quase 100% da populacão fala inglês, mas quando todo mundo está em grupo, é claro que é mas fácil e confortável falar em sueco. Pois é, valeu o esforco...estou super feliz com os resultados de tantos estudos!
Bom, depois do jantar, os noivos dancaram valsa e eu e o Jonas dancamos a noite inteira....
Depois do casamento, por volta de umas três da manhã, fomos para Kvicksund, pois dormiríamos na casa dos noivos. Fomos de carona com uns amigos do noivo, acompanhados de dois rotwaillers no carro. Estávamos prá lá de cansados e meio altinhos...tomamos muito vinho!
Os noivos partiram para uma viagem de lua-de-mel na Itália, Florenca! Underbart!