14 junho 2005

...

A Suécia é o país preferido dos advogados de Saddam Hussein para o julgamento do ex ditador iraquiano; que deve acontecer em algum país europeu. Países como Holanda e Suica também foram mencionados, mas a Suécia aparece em primeiro plano...

Será que tem a ver com o fato de a "prisão perpétua" por aqui ser de 17 anos de reclusão? Não sei se a lei é a mesma para criminosos de guerra, mas a notícia assusta de qualquer jeito!!!

12 junho 2005

A arte do educar....

Image Hosted by ImageShack.us
O modo como somos educados, a educacão em si, é tudo o que a gente leva dessa vida, não é? O modo como nos comportamos, tratamos as pessoas com quem nos relacionamos, enfim, é tudo uma questão de educacão e depois, quem sabe, cultura.

Acho interessante pensar nessas questões e refletir sobre como vou educar os meus filhos ( ainda não os tenho), como fui educada e como é a educacão infantil na Suécia.
Será possível educar os meus filhos seguindo os meus princípios e valores que me foram passados desde quando eu era crianca no Brasil ou terei que educá-los me adaptando ao modo de ver as coisas com os olhos do “mundo sueco”?

O meio termo é o ponto ideal para resolver diversos problemas, não é mesmo? Mas acho que vou educá-los da maneira que faria em qualquer país do mundo: com respeito, amor e disciplina. Ah, por falar em disciplina, segundo as minhas observacões, acho que as criancas suecas são muito mimadas e indisciplinadas. Acho também que falta engajamento dos pais para que elas respeitem regras e se tornem responsáveis por pequenas tarefas que podem ter início em casa mesmo, na organizacão de brinquedos, responsabilidades que involvem o cuidado de um bichinho de estimacão,enfim.

Talvez uma mãe diria que é fácil teorizar e que o difícil é colocar o conhecimento adquirido através dos livros, almanaques e revistas de psicologia, em prática, no dia-a-dia com a crianca. Pode ser que sim, mas vale a pena tentar usar esse auxílio. A educacão é realmente uma ferramenta importante na vida infantil, adulta e sempre! É através da educacão que a gente se desenvolve, faz contato com o mundo e exercita os nossos direitos e deveres.

Nos tempos em que eu era repórter do site Bebê 2000(www.bebe2000.com.br) comecei a me interessar por livros sobre comportamento infantil e comunicacão entre pais e filhos, por conta das matérias que eu escrevia para o site. Dentre os autores que comecei a ler a achar interessantes, destaco Maria Tereza Maldonado, psicóloga e autora de vários livros. Se alguém também se interessa pelo assunto, aí vão algumas boas dicas de leitura: Como cuidar de bebês e criancas pequenas, Comunicacão entre pais e filhos, As sementes do amor: educar criancas de 0 a 3 anos para a paz, Nós estamos grávidos, A semente do amor, dentre outros. Maria Tereza é mestre em psicologia pela Puc-RJ e membro da Academy of family Therapy for Infant Mental Health.

* pretendo voltar ao assunto...para quem tem filhos aqui na Suécia ou outros países, gostaria que escrevessem sobre as experiências!