15 março 2005

Do it yourself

Será que o continente europeu inteiro que é assim, na base do faça você mesmo? Pelo menos aqui na Suécia, sim. Se vc achou que era possível contar com uma empregada doméstica, diarista, mensalista, quem sabe uma babysiter, em casa? Não, esses profissionais simplesmente não existem por essas bandas, e se existem, é luxo para poucos.

Aqui na Suécia o negócio é fazer você mesmo. Mas, diferentemente dos países sulamericanos, onde a grande maioria dos homens não se dedica muito às atividades do lar ( me avisem se a coisa tiver mudado), aqui os homens ajudam, e muito, na divisão do trabalho doméstico. Eles são super dedicados. Desde criança têem aula de culinária e corte e costura na escola. São rapazes prendados, que fazem desde um simples e saboroso milkshake ( esse exemplo acabou de surgir por conta do milkshake que o meu marido acabou de deixar aqui na mesa para mim, sem saber que eu escrevia um post sobre isso. Que docinho!) até deliciosos jantares, pãezinho, enfim.

Essa dedicação masculina pode ser percebida também em atividades como tomar conta dos pequenos. Sempre dou de cara com vários papais empurrando o carrinho de bebê dos seus filhos. Às vezes, na companhia de outros homens. Os pais combinam algum programa com outros pais e saem para se divertir com suas crianças. Um luxo!

Mas voltando ao tal do “do it yourself”, acho meio chato o lance de ter que fazer o meu próprio chá ou chocolate quente em alguns restaurantes e cafés. É isso mesmo, tem alguns lugares em que você paga o que vai consumir no caixa e depois chega numa espécie de “mini cozinha” , esquenta a água do seu chá e prepara você mesmo.

Bom, também tenho que assumir que não gosto de, após almoçar no restaurante da universidade aonde estudo, ter que pegar uma fila, levar o prato até a cozinha, limpá-lo e colocá-lo no lugar certo para ser lavado. Não sou esnobe, apenas não estava acostumada com esse sistema. Pensando duas vezes, talvez não seja tão terrível assim, mas é necessário se acostumar com as diferenças. Como vocês sabem, o Brasil é um país recheado de pequenos serviços que facilitam a nossa vida. Mas é claro que não dá para esquecer que em nome do conforto e das facilidades que alguns têm acesso, tem sempre alguém trabalhando muito e ganhando pouco!

Contratar pintores, marcineiros, carpinteiros, eletricistas e outros profissionais do tipo, também não é para muitos, pois custa uma nota. Aliás, de um modo geral, o custo de vida é muito alto! O melhor é contar com a ajuda daquele amigo “pau para toda obra”.

Ah, só para encerrar, lembrei-me de quando vim passar férias aqui pela primeira vez. Perguntei ao Jonas, num sábado à noite, se poderíamos pedir uma pizza....ele riu muito na minha cara e disse que não seria possível, que se quiséssemos mesmo a tal da pizza, teríamos que ir até a cidade e buscá-la: “ Claudia, sem essa de motoboy, älskling”, repondeu ironicamente.
É, se quiser encomendar serviços através de motoboys, o melhor é morar em Estocolmo, e mesmo assim, se achar uma pizzaria que tenha motoboys, prepare-se para desembolsar uma gorjeta que pode ser mais alta que o custo da própria pizza!

Senhores brasileiros no exterior, comentem o post! Quero saber como é no país em que vivem!