20 outubro 2005

A morte faz parte da vida...e isso me incomoda!


Nós somos feitos para viver, crescer, aproveitar a vida e morrer! Tenho medo da morte, da perda. Ontem fiquei sabendo que o meu tio favorito, praticamente um pai prá mim, foi internado e está na UTI, em estado grave. Ele é do tipo de pessoa que está sempre alerta, alegre, elétrico. Ele já tem 86 anos e nessa idade até um resfriado pode significar coisa séria. E foi o que aconteceu!

Há uns dez dias ele pegou um resfriado, que se desenvolveu, e virou pneumonia. E desde então, parece que outras fragilidades, inclusive emocionais, tomaram conta dele. Comecou a se sentir depressivo, pensar nos acontecimentos do passado, nos arrependimentos, tristezas.

Vivia sozinho, nunca teve filhos, ou teve, mas nunca os encontrou. Na verdade, ele encontrou em mim uma maneira de ser pai, pois sempre me tratou como filha.
Amou a vida inteira a mesma mulher, minha tia. Um amor confuso, impávido, eterno…que se fortaleceu ainda mais após ela ter falecido. O amor mais bonito que eu já vi na vida!

Da última vez que nos vimos, em dezembro passado, ela estava como sempre: alerta, alegre, elétrico. Fazia questão de caminhar todos os dias, pegar metrô, dar uma volta no centro de São Paulo, com parada para um cafézinho. Fazia feira toda terca-feira, adorava o futebol do Palmeiras, time paulista.
Sempre gostou de corrida de cavalos, sempre trabalhou no Jockey Club de São Paulo, sempre tinha uma lista com um monte de nomes de cavalos que, esperancosamente, me mostrava e pedia para eu escolher o nome que eu quisésse, antes mesmo de eu aprender a ler.

A gente sempre acha que as pessoas boas são prá sempre, mesmo sabendo que é um erro, uma fraqueza, uma ignorância.
Só tenho memórias positivas da nossa convivência…ele sempre me fez acreditar em Papai Noel! Por que? Porque o meu Pai Noel sempre foi ele. Porque foi ele quem sempre me deu as bonecas mais bonitas, que ainda existem, guardadas na parte direita do armário da sala do apartamento do meu Papai Noel…

A gente sabe que Deus quer ao lado dele as pessoas mais caras, mais raras e de coracão mais bonito. Se Deus quiser levar prá ele o meu segundo pai, vou ficar triste, já estou triste. Rezo para que o melhor aconteca...