12 outubro 2005

Tensta


Tensta é um bairro localizado nos subúrbios de Estocolmo, aonde vivem muitos estrangeiros e aonde se fala centenas de línguas. Sempre ouvi comentários do tipo: “ Em Tensta só moram estrangeiros, sueco nenhum se arrisca a morar lá” “ Os estupros e outros crimes que acontecem em Estocolmo, têm origem em Rynkebi ou en Tensta”, enfim.

Outro dia vi um documentário na TV mostrando a cara de Tensta e de seus moradores. Achei o documentário bastante intressante, pois ao invés de mostrar as dificuldades e asperezas que certamente existem na vida suburbana do bairro, o documentário ”Sete sofás em Tensta”, mostrou como é a vida das pessoas que moram lá, dos personagens do de Tensta. Quando o programa comecou, pensei que ouviria relatos de estrangeiros que moram lá, e apenas de estrangeiros. Mas eles também mostraram histórias de moradores suecos. Além de uma família libanesa, uma família síria e três famílias africanas.

Os relatos da senhora sueca e das famílias africanas foram os que mais me chamaram a atencão. O apartamento de uma das famílias africanas era impressionante, parecia uma selva. Uma decoracão com motivos africanos – tigres, leões, elefantes, máscaras, figuras de guerreiros -, tendo o marrom como cor predominante. Tudo muito diferente e exótico!

Binto,do Gâmbia, na foto ao lado, disse que a decoracão do apartamento foi toda inspirada na África para que ela realmente pudésse se sentir em casa. Ela relatou também que sempre que está deprimida, compra presentes e objetos prá casa. Boa terapia,né?

Numa outra família africana, a moradora disse que às vezes, precisava ir à casa da vizinha para ver como um apartamento deveria ser, o que seria necessário ter nele para que se parecesse com um apartamento, já que ela sempre morou em habitacões primitivas na África.

Ingrid

Uma das personagens do programa era Ingrid, uma senhora sueca, aposentada, que morava sozinha. Há mais de 7 anos em Tensta, sentia-se bem em olhar para as árvores que tem em frente ao prédio e feliz por ter um apartamento bem iluminado pela luz do Sol.

Dentre muitas histórias, Ingrid relatou que uma vez ficou doente e teria que ficar hospitalizada por quatro meses. Quando recebeu a visita de sua vizinha, Zenab, da Somália, disse que estava triste no hospital e que não queria permanecer internada. A vizinha disse que não tinha problema, que ela e sua família a buscariam no hospital e tomariam conta dela em casa. Foi o que aconteceu. Zenab tomou conta de Ingrid durante quatro meses, fator que fez com que a amizade das duas crescesse ainda mais.

Zeinab conta que apesar de ter amigos da Somália morando na vizinhanca, Ingrid foi a pessoa de quem ela até hoje conseguiu chegar mais perto e ter uma verdadeira amizade.

Após ter vindo morar na Suécia, sinto que essa solidariedade da qual muitos povos compartilham, não me parece muito comum por aqui. Os vizinhos não se ajudam de maneira frequente. É essa a impressão que tenho!
Mas como disse Ingrid no documentário:“ usar o tempo que você tem extra ou diminuir algumas de suas atividades e ajudar a um amigo que precisa, vizinho ou não, pode fazer muito bem prá alma.”

Fotos: SVT