16 setembro 2005

Amizade




As minhas amizades no Brasil foram sempre bem diversificadas. Posso dizer que nunca pertenci a nenhum grupo em especial ou “panelinha”. Sempre gostei de ter contato com gente interessante, independente da idade ou outros pré-requisitos. Apesar da maioria dos meus amigos brasileiros ter mais ou menos a mesma faixa estária que eu, 20 e poucos anos( é o último ano que posso dizer isso!!!), ou 30 e poucos anos, também sempre tive afinidade com pessoas de 40, 50, 60...e por aí vai.

Aqui na Suécia, parece que esse leque da diversidade etária nas minhas amizades, se abriu ainda mais. Tenho descoberto cada vez mais pessoas interessantes, bem mais velhas que eu, com muita história e experiência de vida prá dividir. E isso é muito bom, pois eu adoro gente com história prá contar!

São mulheres, estrangeiras e suecas, que têm um papo prá lá de bom e com as quais eu tenho aprendido muito e também feito com que elas aprendam comigo, com a minha experiência de vida. De um modo geral, é bom poder transitar no campo das amizades independentemente de públicos, idades, países e culturas.

15 setembro 2005

........................Curtas




* Jonas está na Índia, em Mumbai, a trabalho! E eu estou morrendo de saudades…
Ele disse estar espantado com a sujeira da cidade, as vacas soltas no meio do trânsito e a total desorganizacão de tudo. Mas fez questão de ressaltar que a comida é ma-ra-vi-lho-sa e que me comprou presentinhos!

* Além dos meus quatro cursos, consegui dois empregos!!! Iupiiiiiiiiii! Não é na área jornalística, mas vai me dar uma boa grana e muita satisfacão, espero! Conto mais nos próximos posts!

* Ontem teve uma simulacão de incêndio ou incêndio mesmo na hora em que eu estava almocando na escola. Ouvimos o alarme e tivemos que abandonar o restaurante deixando o almoco para trás! Teve gente que, na tentativa de proteger a comida, saiu com prato e tudo no meio da multidão e decidiu comer do lado de fora da escola, na chuva...cena impagável!

* Comecou a fazer o maior frio :-(

Foto:Mumbai, Índia

Volto em breve!

12 setembro 2005

Aulas de português

Depois do meu esforco para me comunicar em sueco, finalmente veio uma boa e agradável recompensa: O Jonas vai recomecar um curso de português. Só que dessa vez na Universidade de Estocolmo!!! Pois é, o rapaz resolveu arregacar as mangas e desbravar de vez o nosso idioma.

Realmente não posso reclamar, pois ele tem feito ótimos progressos. Desde sempre. Apesar de não achar que tenha facilidade no aprendizado de línguas, sempre foi muito esforcado! Vive anotando palavras novas, faz listas e mais listas de estudo no Excel e até comecou a ler Brida, do Paulo Coelho e um livro sobre gravidez (olha só o tipo de leitura ;-)). Com relacão à pronuncia, posso dizer que ele está indo muito bem, dada a dificuldade do idioma. Sempre temos a “hora do português”, quero dizer, temos sempre uma horinha à noite, em que falamos só em português e ele também fala com a mama no Brasil.

O curso na universidade parece puxado, apesar de ser à distância, com encontros somente algumas vezes por mês. O que mais tem abusado da paciência do Jonas é a gramática...sueca. Isso mesmo, os alunos têm aula de gramática sueca para entender melhor o funcionamento da gramática portuguesa.

O sueco já é a língua oficial aqui em casa faz tempo, mas de qualquer maneira, saber que ele quer se aperfeicoar na minha língua para poder se comunicar melhor com os meus parentes e amigos no Brasil me faz bem, me deixa feliz!