12 setembro 2005

Aulas de português

Depois do meu esforco para me comunicar em sueco, finalmente veio uma boa e agradável recompensa: O Jonas vai recomecar um curso de português. Só que dessa vez na Universidade de Estocolmo!!! Pois é, o rapaz resolveu arregacar as mangas e desbravar de vez o nosso idioma.

Realmente não posso reclamar, pois ele tem feito ótimos progressos. Desde sempre. Apesar de não achar que tenha facilidade no aprendizado de línguas, sempre foi muito esforcado! Vive anotando palavras novas, faz listas e mais listas de estudo no Excel e até comecou a ler Brida, do Paulo Coelho e um livro sobre gravidez (olha só o tipo de leitura ;-)). Com relacão à pronuncia, posso dizer que ele está indo muito bem, dada a dificuldade do idioma. Sempre temos a “hora do português”, quero dizer, temos sempre uma horinha à noite, em que falamos só em português e ele também fala com a mama no Brasil.

O curso na universidade parece puxado, apesar de ser à distância, com encontros somente algumas vezes por mês. O que mais tem abusado da paciência do Jonas é a gramática...sueca. Isso mesmo, os alunos têm aula de gramática sueca para entender melhor o funcionamento da gramática portuguesa.

O sueco já é a língua oficial aqui em casa faz tempo, mas de qualquer maneira, saber que ele quer se aperfeicoar na minha língua para poder se comunicar melhor com os meus parentes e amigos no Brasil me faz bem, me deixa feliz!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ja conhecia seu blog..ja andei varias vezes aqui...e acho que ja comentei uma vez tambem...obrigada pela visita!!!

cris disse...

Achei super 10 a decisao do seu esposo! pelo q seu noruegueses e alemâs tem maior facilidade para aprender potuguês--nao sei pq...talves se aplique ao Sueco tbém.
abracos!

Anônimo disse...

Foi uma decisao brilhante amiga. Vou falar pro meu para ver se da algum resultado. Quanto a ele esta lendo um livro sobre gravidez, nao tem problema, podera ser de grande ajuda no futuro. hehehe Bj grande

Preta disse...

Oi Cláudia,
Este conserto fez milagres! estou conseguindo entrar em todos od comments...
O Jonas é super esforçado e acho que ele esta super bem pelo pouco de tempo, provavelmente em breve estara melhor de portugues que muitos filhos de brasileiros inclusive os meus. o computador chegou ontem para a felicidade da família todo, agora posso procurar por anúncios de carro e encher o saco do Leif.

Claudio Costa disse...

Pois é: nada mais complicado do que a tal Babel = confusão de línguas! Cada qual fazendo esforço, tudo vai bem... parabéns pro seu Sueco.

Anônimo disse...

hej Cláudia.
Jonas kommer inte tillbaka, han har träffat Ahmid med de slät-rakade benen. Hehe nu tycker
väl du jag är en Idiot.
Du har fullkommligt rätt! jag känner mig ibland som en tonåring.
Det känns svårt att bli äldre, jag blir ju 50 år om 3 år. Jag vill vara 28 då börjar tankarna organisera sig, men sen går det ju så jävla fort plötsligt så är man 47. VA FAN TOG TIDEN VÄGEN !
Hälsa Jonas som jag betraktar som en av mina goda vänner !

Leif han som är ung fast han är gammal.