13 maio 2004

Chorando se foi....

Vocês se lembram daquela lambada chamada “Chorando se foi?”, que tocou muito durando os anos 80 no Brasil e fez a banda Kaoma, que ficar famosa em vários países da Europa. Pois é....parece que a coisa está voltando. Tenho ouvido “Chorando se foi” nas rádios aqui da Suécia, restaurantes e me perguntado se a indústria fonográfica brasileira não poderia exportar músicas mais atuais para a Europa.
Uma vez ouvi os “Tribalistas”, conjunto formado há algum tempo pelo Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes, numa rádio sueca. Achei o máximo!
Mas parece que coisas boas assim não chegam com facilidade até a Escandinávia. Temos que ouvir “Chorando se foi” e relembrar do tempo que a “lambada” explodiu no Brasil.
Alguns talentos brasileiros tem suecesso garantido em muitos países da Europa. Como por exemplo: Daniela Mercury, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros. Lembro-me de ter ouvido o Jonas, meu marido, comentar que estava num restaurante na Itália, na cidade de Terni, onde os clientes ouviram Daniela Mercury a noite inteira.
Sucesso garantido tem também a Timbalada do Carlinhos Browm. Há pouco tempo eles tocaram no Bar Brasil, em Estocolmo. No ano passado fui ao Cosmonova, cinema 3D em Estocolmo, assistir a um filme chamado "Stomp", sobre percussão. Fiquei super satisfeita por terem apresentado a Timbalada como uma das referências dos ritmos musicais brasileiros.

Valeu!

Quem bom saber que em tão pouco tempo de existência do meu simples bloguinho, as pessoas já comecaram a acessá-lo e enviar comentários. Gostaria de agradecer as visitas recebidas. Valeu Ivone, Denise Arcoverde, Flávio Campos, Teresa, Josiane e Miriam...Sejam sempre bem vindos ao “Mundo sueco e eu”.

09 maio 2004

Marta - um toque brasileiro no futebol sueco

No último sábado o time de Umeå, da Suécia, jogou contra o time de Frankfurt, da Alemanha. Foi uma verdadeira partida brasileira de futebol!
Quando ligamos a TV nos sentimos no Brasil, com direito à escola de samba na platéia e tudo. Tudo isso porque a mais nova estrela do futebol sueco é a brasileira Marta Vieira da Silva.Com apenas 18 anos Marta vem surpreendendo à mídia e aos amantes do fuetebol aqui na Suécia. O time de Umeå venceu por três a zero o time de Frankfurt, com dois gols de Marta e uma assistência para a realizacão do terceiro gol do time.
Marta contou com o incentivo da torcida brasileira em Estocolmo mostrando aos suecos o que é o chamado "futebol arte".
Durante a partida os comentariastas elogiaram muito a contratacão da brasileira para reforcar o time de Umeå.
Parabéns, Marta!