26 janeiro 2006

Bicicleta prá que te quero!

Bicicleta é um meio de transporte bastante comum aqui na Suécia. Todo mundo tem uma bicicleta na garagem! A Suécia é um país recheado de ciclovias e diferentemente do brasileiro, que, na maioria das vezes usa a bicicleta apenas para atividades de lazer,o sueco usa a bicicleta como um meio de transporte.

Muitas pessoas vão trabalhar de bicicleta mesmo morando a kilometros de distância do trabalho. Acho um barato ver o povo pedalando e ”desaparecendo” no meio da neve quando está ventando e nevando ao mesmo tempo. É, acho que não deveria achar graca,né? É melhor dizer que eu vejo o ato como uma atitude de coragem!

Já tentei pedalar no inverno, mas não deu muito certo…da primeira e última vez, levei um “senhor” tombo e sai rolando no gelo. Nada comparado a um acidente que tive na infância quando apostava corrida com os meninos da rua e acabei me esfolando inteira quando a bicicleta perdeu o controle e fui parar debaixo de um caminhão…parado, por sorte!

Quando a temperatura está por volta de 0º grau, as ruas ganham uma camada fina de gelo e ficam bastante escorregadias. Eu, na minha santa ignorância de primeiro inverno sueco, resolvi pegar a ”magrela” e sair por aí justo num dia desses…
Bom, mas quando está mais frio e as ruas estão cobertas de neve, fica mais fácil manter o controle da bicicleta e evitar quedas. Aí o desafio seguinte comeca a ser o vento cortante nas bochechas…mas é isso aí, tudo nessa vida é aventura…ou desventura ;-)!

23 janeiro 2006


Você tem carteira de motorista? Qual é o seu nome? É como se a primeira pergunta fosse mais importante que a segunda, para alguns suecos. Assim como no Brasil, na Suécia, as pessoas podem tirar suas carteiras de motorista aos 18 anos. E, por essas bandas, a galera parece mesmo seguir esse direito à risca.

Prá dizer a verdade, no Brasil, nunca me preocupei com esse assunto, pois morando em São Paulo, com metrô, ônibus e taxi, tirar a minha carteira de motorista com urgência nunca foi assunto prioritário da minha pauta. Mas me lembro que um pouco antes de conhecer o Jonas, comecei até a pensar em tirar a carteira...fiz a prova teórica, passei, mas não fiz a prática.
Percebo que por aqui, preciso pensar diferente, ou melhor, já penso. Já comecei a trabalhar para conseguir viabilizar o "projeto carta de motorista".

A única cidade sueca que tem metrô é Estocolmo, as outras cidades só têm ônibus e trens, que apesar de serem bons e passarem no horário, custam caro e nesse frio, é um saco ter que esperar por eles. Taxi? Nem pensar, custa literalmente o olho da cara! Desde o início, percebi que teria que me esforcar com esse lance da carteira. Mas só agora é que resolvi levar a sério e enfrentar mais esse desafio!

Assim como eu, brasileiros e estrangeiros de outras terras, e que não têm carteira de motorista, acham esquisitíssimo ter que ficar respondendo sempre à mesma pergunta: Você tem carteira de motorista? Tem gente que já me perguntou isso uma, duas, três vezes! Parece até obsessão!!!

Tenho a impressão de que apesar da carteira ser uma facilidade pelo fato do inverno escandinavo ser rigorosíssimo, há também uma relacão de status no meio disso tudo. Eles mesmo se desculpam por perguntar sobre a carteira dizendo que em Estocolmo, talvez as pessoas tenham a mesma mentalidade que muitos de nós temos nas grandes metrópoles brasileiras, a de que carteira de motorista talvez não precise ser tirada EXATAMENTE quando se completa 18 anos ou que você tira se você quiser ou tiver necessidade.

•A Suécia aceita carteiras de motoristas de países da Comunidade Européia e alguns outros países, mas não me lembro agora quais.
•As carteiras brasileiras e de muitas outras terras, são válidas por um ano. Depois disso é necessário passar pela prova teórica e prática.