23 janeiro 2006


Você tem carteira de motorista? Qual é o seu nome? É como se a primeira pergunta fosse mais importante que a segunda, para alguns suecos. Assim como no Brasil, na Suécia, as pessoas podem tirar suas carteiras de motorista aos 18 anos. E, por essas bandas, a galera parece mesmo seguir esse direito à risca.

Prá dizer a verdade, no Brasil, nunca me preocupei com esse assunto, pois morando em São Paulo, com metrô, ônibus e taxi, tirar a minha carteira de motorista com urgência nunca foi assunto prioritário da minha pauta. Mas me lembro que um pouco antes de conhecer o Jonas, comecei até a pensar em tirar a carteira...fiz a prova teórica, passei, mas não fiz a prática.
Percebo que por aqui, preciso pensar diferente, ou melhor, já penso. Já comecei a trabalhar para conseguir viabilizar o "projeto carta de motorista".

A única cidade sueca que tem metrô é Estocolmo, as outras cidades só têm ônibus e trens, que apesar de serem bons e passarem no horário, custam caro e nesse frio, é um saco ter que esperar por eles. Taxi? Nem pensar, custa literalmente o olho da cara! Desde o início, percebi que teria que me esforcar com esse lance da carteira. Mas só agora é que resolvi levar a sério e enfrentar mais esse desafio!

Assim como eu, brasileiros e estrangeiros de outras terras, e que não têm carteira de motorista, acham esquisitíssimo ter que ficar respondendo sempre à mesma pergunta: Você tem carteira de motorista? Tem gente que já me perguntou isso uma, duas, três vezes! Parece até obsessão!!!

Tenho a impressão de que apesar da carteira ser uma facilidade pelo fato do inverno escandinavo ser rigorosíssimo, há também uma relacão de status no meio disso tudo. Eles mesmo se desculpam por perguntar sobre a carteira dizendo que em Estocolmo, talvez as pessoas tenham a mesma mentalidade que muitos de nós temos nas grandes metrópoles brasileiras, a de que carteira de motorista talvez não precise ser tirada EXATAMENTE quando se completa 18 anos ou que você tira se você quiser ou tiver necessidade.

•A Suécia aceita carteiras de motoristas de países da Comunidade Européia e alguns outros países, mas não me lembro agora quais.
•As carteiras brasileiras e de muitas outras terras, são válidas por um ano. Depois disso é necessário passar pela prova teórica e prática.

15 comentários:

Preta disse...

Um passarinho me contou, que o Jonas já está a procura de jeep para você, em breve poderemos sair para um "Raggar Sväng", né?

Anônimo disse...

http://semprembs.blog.uol.com.br
Eu so tirei minha carteira de motorista para ir a praia que era longe de casa.Tenho varios e varias amigas que n�o tem carteira. Mas aqui andar de taxi vale a pena.

Cacau disse...

Raggar Sväng hehehehehe!!! É verdade, vimos dois Cherokees, mas acho que não vai rolar, pois achamos caro, consome muita gasolina, os impostos são altos, enfim! O Jonas, que comecou a gostar de jeep de tanto eu falar que gosto, está tentando me convencer que , mesmo diante das desvantagens o negócio vale à pena...não sei! Veremos ;-)

bjs,

Cacau

Cacau disse...

É, Magui, pelo menos vc tirou a carteira para desfrutar de um super prazer,né? Ai que saudades de uma boa praia....

bjs,
Cacau

Anônimo disse...

Oi Claúdia! Eu estou nesta "pendenga". Estudando p a prova teórica...tem horas q o "tico-teco" dá um nó. Ai...ai..tenho a carteira de motorista brasileira há 20 anos mas aqui não vale nada nada meus conhecimentos. Tenho q come§ar do zero. Um horror! Mas um dia tiro esta carteira..antes da Ana Clara completar 18 anos..rsrsrs
Abra§os

Anônimo disse...

Fiz diferente de você: dispensei o carro aqui em Paris. Prefiro andar de ônibus, para melhor apreciar a cidade, que nunca me cansa. Beijoca.

Anônimo disse...

Claudinha cheguei aqui na Suecia na epoca certa. Nao precisei fazer todos as provas. So paguei a taxa, madei a foto e minha carteira do Brasil. Fai uma sorte. Desejo toda a sorte pra vc e que logo esteja com o Jeep.Que pena que vc vieram aqui e nos nos falamos ou nos vimos. Espero na proxima. Bj grande

Cacau disse...

Ok, Karenin, não vou espalhar o seu segredo hehehehe!!! É verdade, estou sentido cada vez mais a necessidade da bendita carta. Finalmente já consigo me virar bem com o bicho de 4 rodas, mas ainda não estou preparada para fazer a prova prática...cá entre nós, nem a teórica! Falta tempo e saco...mas vou seguir em frente!

bjs,

Cacau

Cacau disse...

Oi, Neuma! Isso mesmo, antes da Ana Clara completar 18 eu e vc já estaremos com nossas carteiras, combinado?

bjs,

Claudia

Cacau disse...

Oi, Teresa...pois é se eu vivesse em Paris, certamente nem ia me procupar com a caretira...nem se vivesse em Estocolmo. Mas aqui nesse fim de mundo, o jeito é encarar o negócio!

bjs,

Cacau

Anônimo disse...

Estou adorando conhecer um pouco mais sobre sua vida aí, tão longe. Primeira vez aqui, mas voltarei outras. Um grande abraço, Blanda (www.blanda.blogger.com.br)

Anônimo disse...

Holá Cacau, hur mår du?
Esse post de hj não poderia ser melhor. Hoje mesmo estva eu falando com uma amiga justamente sobre esse assunto. Quando eu morava em Pernambuco vivia em cima de uma moto, (comecei aos 12/13 anos de idade)logo que me mudei para São Paulo, não sentia necessidade alguma de compra um carro, há apenas 30 segundos da portaria do meu edificio localizava-se um ponto de taxi, como eu trabalha em bairros vizinhos, pegava sempre táxi ou dependendo do horário eu ia andando mesmo. Detalhe, praticamente todas as minhas amigas tinham carro. Ou seja, pra que carro? Agora aos 23 anos, estou pensando na possibilidade de tirar minha carteira de motorista. Antes tarde que nunca.
Sorte pra ti e muito sucesso.
Beijinhos

Anônimo disse...

Voltei (olha que rápido, rs), para dizer que eu adorei o que li neste post seu: http://kakauekstrom.blogspot.com/2005_02_09_kakauekstrom_archive.html Não comentei lá porque não sabia se iria ler o comentário antigo. Muito corajosa a sua decisão, embora não conheça muito sobre a sua vida ainda. Parabéns, de qualquer forma, pelas decisões e coragem. Grande sorte!Um beijo, Blanda (www.blanda.blogger.com.br)

Cacau disse...

Oi, Blanda! Seja bem vinda ao meu Mundo Sueco!!! Obrigada pela visita!
Que legal que vc gostou do post citado...voltei lá e dei uma olhadinha e realmente posso dizer que naquele momento estava com o coracão na ponta dos dedos...
Bom, espero que você volte mais vezes. Vou dar uma passadinha lá no seu blog tb;-)

beijocas,

Cacau

Cacau disse...

Oi, Patrícia! Tudo bem? Bem vinda ao meu Mundo Sueco! Espero que goste dos textos!!!
É, assunto difícil esse da carteira,né? Fazer o que...só nos resta pensar que talvez seria legal uma incentivar a outra,né? Hehehehe!!! A Neuma (http://luzdosolnasuecia1.zip.net/) também comentou aí em cima que está nesse barco!!!

beijocas,

Cacau