07 janeiro 2005

Planos para 2005

Todo começo de ano é a mesma coisa! A gente promete, planeja, sonha, tem vontade de mudar o que não deu certo, fazer diferente. Aliás, está certíssimo é assim que tem de ser: ano novo, vida nova. As transformações precisam sempre existir. A vida fica chata, sem graça, se a gente perde a vontade de agir, mudar, fazer melhor, ser alguém melhor.

Em alguns momentos ser e fazer melhor parece difícil, pesado, impossível. Às vezes se acomodar diante de certos acontecimentos parece o caminho mais fácil e indolor, mas a vida precisa de encanto, detalhes, coragem. Por mais que a frase pareça piegas, insisto em dizer que “ enquanto há vida, há esperança”. Acho importante acreditar na melhora dos dias e isso não tem nada a ver com religião. É preciso também acreditar em si mesmo, acreditar que quando se quer e se tem coragem, as fraquezas somem e a gente vence. O otimismo precisa fazer parte da nosa vida, precisa estar sempre presente no nosso jeito de encarar o mundo.

Teve uma época que eu parei de planejar as minhas ações, o meu dia-a-dia, simplesmente decidi viver um dia após o outro e ver aonde eu chegaria. Devo admitir que tem vezes que essa época quer bater novamente à minha porta, mas eu sinto que preciso dizer não. Afinal de contas, é legal planejar, saber mais ou menos o que se tem vontade de fazer da própria vida.

Quero fazer o possível para que 2005 seja um bom ano prá mim. Grandes realizações a gente sempre quer que aconteçam, mas planejar pequenas coisas, evitar falhas frequentes que talvez resultem em grandes consequências para a nossa vida, também pode ser o caminho para melhorar o dia-a-dia.

Fiz uma lista de pequenas coisas que gostaria de fazer em 2005, e dentre elas, escrevi que preciso respeitar mais os meus limites e me preocupar menos por conta de erros dos outros.
Acho interessante refletir sobre si mesmo e tentar enxergar o que está errado e tentar mudar. Todos nós temos limites, sabemos até onde podemos ir, o que é possível, ou não, aceitar e suportar.

Quanto a mim, sempre acho que aceito, que posso e suporto mais do que realmente consigo. Não que eu tenha percebido isso somente agora, mas é melhor tentar mudar logo, não acham? Pois é, minha gente, que 2005 seja o ano da reflexão e da ação, que seja possível assumir e corrigir os nossos erros. E que ainda haja tempo de viver melhor e melhor!



04 janeiro 2005

Saudades...

Sabem que o Brasil está se tornando um país cada vez mais interessante para mim? Na verdade, tem mais a ver com a saudade que sinto da minha vida à brasileira do que necessariamente com o país em sim, entendem? Parece que passei a dar valor à coisas que antes não eram assim tão importantes na minha vida.

Adoro chegar na terrinha e começar a falar em português, ler os jornais, assistir TV, pode até ser algum desses programas babacas, desde que seja em português. Sinto saudades do idioma! Aqui na Suécia tenho tido a oportunidade de encontar cada vez mais brasileiros e além disso falo sempre com a minha mãe, mas não é a mesma coisa. Em casa, depois que eu aprendi sueco, só falamos em em sueco, até porque o Jonas começou a estudar com seriedade o português somente agora. Antes do sueco a nossa língua oficial era o inglês.

Falando em saudade...para quem vive por essas bandas, o Sol faz muita falta. Na verdade, nos últimos dias até que ele tem aparecido por aqui, mas por conta do inverno, calor mesmo, só em julho, se tivermos sorte!

Bom, a luz do dia é também um assunto a ser pautado. A suécia teve o dia mais escuro do ano em 21 de dezembro – o Sol costuma nascer em torno de 8h50 e o pôr – do – Sol ocorre por volta das 14h40 -. Depois dessa data o país fica cada vez mais claro. Vou explicar melhor, quando chega o inverno, além da temperatura cair bruscamente, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas.

Em compesação, no verão, os dias são mais longos que as noites e em algumas regiões ao Norte da Suécia, é possível ver o “Sol da meia-noite”, ou seja, não escurece nunca durante quase um mês. Na região onde moro, localizada mais ao centro do país, temos Sol até aproximadamente às 22h. É surpreendente!

Às vezes é difícil encarar as diferenças como pontos positivos, principalmente quando elas nos incomodam, mas é legal tentar. Gostar do país dos outros como se fosse o nosso exige paciência, tempo e talvez não seja totalmente possível. O negócio é encarar a vida de maneira positiva e aceitar que apesar de o Brasil reunir muitas das coisas que a gente aprecia, belezas e novidades de outras terras também podem nos encantar!


02 janeiro 2005

De volta ao "Mundo Sueco"

Depois de cinco semanas no Brasil, estamos de volta à gélida Suécia! Foram dias
muito bem aproveitados lá na terrinha...consegui matar as saudades da família, amigos, da minha cachorrinha Sabina e ter tido a oportunidade de viajar para lugares legais e curtir o Sol do Brasil na minha pele que andava desbotada.

Infelizmente, nem tudo tem andado bem nesse mundo, né? Como vocês já sabem a tragédia ocorrida na Ásia tem deixado o mundo de luto. Até agora 59 suecos foram encontrados mortos e mais de 2900(números oficiais anunciados hoje) estão desaparecidos, apenas na Tailândia, destino turístico mais popular entre os suecos nesta época do ano. Na última quinta-feira, quando chegamos ao aeroporto de Arlanda, em Estocolmo, familiares, equipes médicas e mídia aguardavam os sobreviventes da tragédia. Assim tem sido desde o domingo, 26 de dezembro, data em que tudo ocorreu.

Experimentamos uma sensacão de alívio e alegria em ver que apesar das dificuldades enfrentadas, muitas pessoas estavam chegando e sendo amparadas por suas famílias e recebendo a ajuda necessária das equipes médicas.

Bom, leitores, espero que todos estejam bem, saudáveis e confiantes num 2005 mais alegre e justo! Durante a semana vou preparar mais textos e comecar a atualizar o blog!
Aguardem!