07 janeiro 2005

Planos para 2005

Todo começo de ano é a mesma coisa! A gente promete, planeja, sonha, tem vontade de mudar o que não deu certo, fazer diferente. Aliás, está certíssimo é assim que tem de ser: ano novo, vida nova. As transformações precisam sempre existir. A vida fica chata, sem graça, se a gente perde a vontade de agir, mudar, fazer melhor, ser alguém melhor.

Em alguns momentos ser e fazer melhor parece difícil, pesado, impossível. Às vezes se acomodar diante de certos acontecimentos parece o caminho mais fácil e indolor, mas a vida precisa de encanto, detalhes, coragem. Por mais que a frase pareça piegas, insisto em dizer que “ enquanto há vida, há esperança”. Acho importante acreditar na melhora dos dias e isso não tem nada a ver com religião. É preciso também acreditar em si mesmo, acreditar que quando se quer e se tem coragem, as fraquezas somem e a gente vence. O otimismo precisa fazer parte da nosa vida, precisa estar sempre presente no nosso jeito de encarar o mundo.

Teve uma época que eu parei de planejar as minhas ações, o meu dia-a-dia, simplesmente decidi viver um dia após o outro e ver aonde eu chegaria. Devo admitir que tem vezes que essa época quer bater novamente à minha porta, mas eu sinto que preciso dizer não. Afinal de contas, é legal planejar, saber mais ou menos o que se tem vontade de fazer da própria vida.

Quero fazer o possível para que 2005 seja um bom ano prá mim. Grandes realizações a gente sempre quer que aconteçam, mas planejar pequenas coisas, evitar falhas frequentes que talvez resultem em grandes consequências para a nossa vida, também pode ser o caminho para melhorar o dia-a-dia.

Fiz uma lista de pequenas coisas que gostaria de fazer em 2005, e dentre elas, escrevi que preciso respeitar mais os meus limites e me preocupar menos por conta de erros dos outros.
Acho interessante refletir sobre si mesmo e tentar enxergar o que está errado e tentar mudar. Todos nós temos limites, sabemos até onde podemos ir, o que é possível, ou não, aceitar e suportar.

Quanto a mim, sempre acho que aceito, que posso e suporto mais do que realmente consigo. Não que eu tenha percebido isso somente agora, mas é melhor tentar mudar logo, não acham? Pois é, minha gente, que 2005 seja o ano da reflexão e da ação, que seja possível assumir e corrigir os nossos erros. E que ainda haja tempo de viver melhor e melhor!



Nenhum comentário: