27 novembro 2004

Brasil - minha terrinha

Chegamos ontem a Sao Paulo...hoje está fazendo 31º! Nada mal para quem saiu de uma temperatura de -20, né, minha gente? Finalmente vamos poder udar camiseta, botar os dedinhos de fora numa sandália e tomar um chopinho gelado na calçada. Parece que os pquenos prazeres tornam-se ainda mais satisfatórios quando a gente fica longe deles!

No café da manha de hoje comemos mamao papaya e pao de queijo...foi o máximo poder acordar e ouvir a voz da minha mae e o "chorinho" da minha cachorrinha Sabina! Como disse, pequenos prazeres que satisfazem!

Brasil.....

22 novembro 2004

Tempo, tempo, tempo, tempo...

Image Hosted by ImageShack.us

Foto da minha rua nevada

A neve continua caindo lá fora, a lareira continua acesa e o frio aumentando cada vez mais. Nesta época do ano as pessoas começam a se perguntar coisas como “quantos graus fez na noite passada na sua região?” ou “ você ouviu na previsão do tempo quantos centímetros de neve vai cair hoje?

Pois é, tudo gira em torno do tempo, aliás, não precisa ser inverno, novembro, para que as coisas aqui na Suécia sejam relacionadas com o tempo. No Brasil, como a gente sabe, quando chega fevereiro, o povo espera pelo Carnaval, por estas bandas, na mesma época, a gente espera pela primavera, pelo derretimento da neve e aparecimento das flores!

Voltando ao inverno, apesar de ter seu charme, ainda não é a minha estação do ano favorita. Quando a gente mora em casa é difícil deixar as coisas em ordem do lado de fora. Precisamos sempre tirar a neve do caminho com uma espécie de”pá gigante”, ou para os mais afortunados, com uma máquina especial que remove os floquinhos. Para dizer a verdade, esse lance de tirar a neve do caminho, até que me diverte. Acabo transformando o trabalho em brincadeira.

Image Hosted by ImageShack.us

Meu jardim...

Outra coisa que eu adoro é correr na neve fofinha no jardim e sentir que os pés se afundam na superfície, deixando grandes pegadas. São experiências novas, geladas e interessantes! Mas nem tão interessantes assim, mas igualmente gelados, são os inconvenientes de ter que “escovar” os vidros do carro toda vez que vamos sair, pois eles ficam embaçados e cobertos de neve, e ter que sentar-se nos bancos gelados do veículo até que aquecedor comece a funcionar!

E quando chega dezembro é hora de começar a fazer os bonecos de neve! Infelizmente ainda não tive o prazer de fazer nenhum, pois mesmo usando luvas, acabo com as mãos congeladas!
Tenho a imprensão de que será mais um inverno sem investimento de tempo nos bonecos, pois na quinta-feira viajaremos para o Brasil!!! Sinto-me ansiosa só em pensar que ainda nesta semana vou rever algumas das pessoas das quais sinto sempre saudades! Que maravilha!

Será a primeira vez que o Jonas vai passar o Natal fora de casa, sem ter a neve ao redor, sem ser o Papai Noel oficial da família e sem as outras trocentas tradições suecas dessa época do ano. Em compensação, apesar de muitos por aqui acharem que o povo brasileiro não tem muitas tradições e não comemora de maneira tão intensa a época natalina, espero que o Jonas se divirta e veja que o “Natal brasileiro”, sem neve, também é bonito e emociona!

P.S.: não vejo a hora de poder comer Panetonne!!!