24 junho 2004

Midsommarafton

Nesta sexta-feira comemora-se na Suécia o Midsommarafton, evento que marca a esperada chegada do verão. Como muitas pessoas sabem, principalmente os brasileiros que vivem aqui, a Suécia é um país cheio de tradiÇÕes. O Midsommar é um feriado para ser comemorado entre amigos, cantando músicas folclóricas e comendo especialidades da culinária sueca.

Este será o meu segundo Midsommar aqui na Suécia e vamos comemorá-lo com as mesmas pessoas do ano passado. Temos um casal de amigos que sempre organizam uma festa quando chega essa época do ano, convidam vários casais e comemoram da forma mais tradicional possível.

O evento tem início com um almoço e depois todos irão ajudar na construção de um Midsommarstång, um mastro feito de plantas, de mais ou menos três metros de altura, com duas argolas nas extremidades. Esse objeto simboliza a fertilidade desde os tempos dos vikings. Depois que o mastro é erguido, as pessoas cantam algumas músicas e dançam em torno dele, quem tiver “folkdräkter”, roupa típica do folclore sueco, essa é a hora de tirá-la do armário e usá-la na celebração.

Segundo a tradição, as mulheres que estivem solteiras e em busca de um amor, durante este dia, devem colher sete diferentes tipos de flores e colocar embaixo do travesseiro. Se tudo correr como os antigos deuses suecos diziam, elas irão sonhar com os seus futuros maridos.
É sem dúvidas um feriado romântico e que marca o início dos casamentos de verão. Sim, as pessoas costumam se casar no verão, afinal de contas casamento no inverno, além dos convidados congelarem na igreja, numa temperatura que costuma ultrapassar 20 graus negativos, o salto agulha das convidadas não resistiria a alguns centímetros de neve!

O Midsommar traz também algumas preocupaçÕes, já que alguns tendem a abusar do álcool tornando-se incovenientes. A melhor alternativa é aproveitar-se das iguarias, como peixe cru, batatas cozidas com manteiga, e de sobremesa, sorvete com morangos e chantily. De qualquer forma, espero que o tempo esteja bom na sexta-feira e que a Suécia comemore o seu Midsommarafton seguindo todos os rituais e tradiçÕes que acompanham o seu povo há pelo menos uma centena de anos.