28 junho 2006

Falta de diversão vira sentimento de culpa com a idade

Gente, vejam que matéria interessante...prá refletir!!!

Pesquisadores descobriram que, ao longo do tempo, tendemos a nos arrepender mais daquilo que não fizemos

WASHINGTON - Quanto mais velhos ficamos, mais nos arrependemos de não nos divertirmos, diz um novo estudo na edição de setembro da Journal of Consumer Research. Pesquisadores da Universidade Columbia mostraram que escolher o trabalho ao invés da diversão leva ao arrependimento de ter perdido os prazeres da vida. Com o tempo, esses arrependimentos se intensificam, enquanto que a culpa por ceder às tentações tende a desaparecer.

"Enquanto render-se aos desejos pode certamente ser prejudicial, este artigo argumenta que o excesso de controle e de hipermetropia também pode ter conseqüências negativas a longo prazo", de acordo com os autores do trabalho, Ran Kivetz e Anat Keinan.

Com a crise da meia-idade, a tendência é vivenciar um arrependimento especialmente forte se o prazer é constantemente deixado para depois. De acordo com o estudo - um dos primeiros a comparar o arrependimento de se deixar levar com o arrependimento do autocontrole - a melhor perspectiva temporal trazida pela idade nos ajuda a esquecer a culpa por, digamos, transgressões em uma viagem durante a universidade. Ao invés disso, nós começamos a vivenciar saudade pelos prazeres adiados - como não ter feito aquela viagem de volta ao mundo antes, ou estar constantemente de dieta e não comer sobremesa.

"A curto prazo, o arrependimento pelo vício é maior que pela moral, mas a longo prazo a virtude causa mais arrependimentos", dizem os autores.


Fonte: Estadão