26 janeiro 2006

Bicicleta prá que te quero!

Bicicleta é um meio de transporte bastante comum aqui na Suécia. Todo mundo tem uma bicicleta na garagem! A Suécia é um país recheado de ciclovias e diferentemente do brasileiro, que, na maioria das vezes usa a bicicleta apenas para atividades de lazer,o sueco usa a bicicleta como um meio de transporte.

Muitas pessoas vão trabalhar de bicicleta mesmo morando a kilometros de distância do trabalho. Acho um barato ver o povo pedalando e ”desaparecendo” no meio da neve quando está ventando e nevando ao mesmo tempo. É, acho que não deveria achar graca,né? É melhor dizer que eu vejo o ato como uma atitude de coragem!

Já tentei pedalar no inverno, mas não deu muito certo…da primeira e última vez, levei um “senhor” tombo e sai rolando no gelo. Nada comparado a um acidente que tive na infância quando apostava corrida com os meninos da rua e acabei me esfolando inteira quando a bicicleta perdeu o controle e fui parar debaixo de um caminhão…parado, por sorte!

Quando a temperatura está por volta de 0º grau, as ruas ganham uma camada fina de gelo e ficam bastante escorregadias. Eu, na minha santa ignorância de primeiro inverno sueco, resolvi pegar a ”magrela” e sair por aí justo num dia desses…
Bom, mas quando está mais frio e as ruas estão cobertas de neve, fica mais fácil manter o controle da bicicleta e evitar quedas. Aí o desafio seguinte comeca a ser o vento cortante nas bochechas…mas é isso aí, tudo nessa vida é aventura…ou desventura ;-)!

11 comentários:

Lonestar disse...

Hei cacau...prazer ter sua visita la no meu blog e aquie stou para conhecer vc e teu cantinho...
Por aqui tb andamos muito de bicicleta...mas muito mais por lazer do que a trabalho...aqui em Bergen, nem pensar..e um sobe e desce, danado...hehehe
O texto sobre o brasileiro esta muito bem escrito...e ocomo boa paulistana o tal do pastel fritinho na hora faz uma falta danada...
Beijos e tenha um fim de semana feliz

Anônimo disse...

Pois e Claudinha eu tb acho um barato ver as pessoas pedalando a caminho do trabalho, alguns ate de palito. Eu nao tenho coragem de andar de bicicleta na neve. Depois de duas quedas me manquei e nao ando mais. O negocio e esperar a primavera. Bom fim de semana. Bj

Anônimo disse...

Bom, dessa camada fina de gelo eu tbm já fui vitima aqui na Holanda .
Bati a coluna no chão e achei que teria problemas o resto da vida, felizmente não.
E ainda levava a desvantagem de ter aprendido a andar de bicicleta aqui, no Brasil nunca tive coragem ou necessidade que tinha aqui.
Coisas da vida de imigrante, mas aos poucos vai passando.
Um dia passa,né?

Cacau disse...

Oi, Kelly! Obrigada pela visita ao meu Mundo Sueco!!! Pois é, por aqui o pessoal anda mesmo de bicicleta, por necessidade e por prazer também!!!
Ai, ai, ai...nem me fala do pastelzinho hehehe, dá uma água na boca!!!

beijocas,

Cacau

Cacau disse...

Oi, Celinha! Isso mesmo, se vc já levou dois tombos, tá mesmo na hora de parar!!! Pois é, o negócio é mesmo esperar a primavera...não vejo a hora!!!

Beijocas,

Cacau

Cacau disse...

Oi, Kelly!!! Quer dizer que vc comecou a andar de bicicleta na Holanda? Não faltou inspiracão,né? Já ouvi dizer ou já li em algum lugar que todo mundo anda de bike em Amsterdã...aliás, a bicicleta parece ser um meio de transporte bastante popular em vários países da Europa,né?
Que bom que o acidente que teve com sua bike não teve consequências sérias!!!

beijocas,

Cacau

Anônimo disse...

ta uma delicia de ler esse blog! vc escreve de um jeito leve, mas ao mesmo tempo cheio de sentimento dificil de explicar...beijosss

Anônimo disse...

cacau quer dizer que com minha carteira de motorista vou poder dirigir por uma ano?yupiii

Cacau disse...

Oi, Nicole! Que legal o jeito como vc classificou os meus textos e que legal que vc gosta deles, obrigada!:-) Pois é, a sua caretira de motorista tem validade de um ano aqui...bom,né?

Beijocas,

Cacau

Cacau disse...

É, Karenin...sem chance esse negócio de pedalar no meio do trânsito,né? Não dá prá se arriscar...mais eu ainda gostaria de, pelo menos, poder pegar a bike com mais frequência no inverno, só prá queimar umas calorias :-)

beijocas,

Cacau

Unknown disse...

Cacau, te achei no Google, usando a frase "andar de bicicleta na neve".


Menina, eu também sou brasileira e moro no exterior, mais precisamente na Alemanha.


Pois é, está chegando o inverno pela frente... você disse que levou um tombo andando de bike... amiga, mas a gente só cai quando tem gelo? Como é o lance, você sente que tem domínio sobre a bike, qual a sensação?



Estou precisando urgentemente de dicas... pois adoraria não ter que deixar minha bicicleta parada no inverno todo... ah, eu também sou jornalista, mas meu diploma está devidamente engavetado!




Beijos,




Verinha Rath.


Diário da Verinha na
Alemanha



Bits & Bytes - meu domínio principal