28 outubro 2005

Casamento homossexual

A igreja sueca acaba de aprovar o casamento religiosos de pessoas do mesmo sexo. A partir de 2006, homossexuais que quiserem se casar na igreja, poderam fazê-lo. A notícia tem provocado tanto reacões positivas quanto negativas no país. O projeto foi votado ontem e foram 160 votos a favor, contra 81. Ele existe desde os anos 70, mas só agora conseguiu a aprovacão necessária para entrar em prática.

A união oficial entre pessoas do mesmo sexo, que partilham do mesmos direitos, assim como num casamento entre um casal heterossexual é reconhecido na Suécia desde 1995.

Acabei de ler uma enquete realizada hoje, pelo jornal sueco VLT, em que as pessoas expressavam suas opiniões sobre a aprovacão do projeto. Todas se mostraram favoráveis ao casamento homossexual na igreja. Os entrevistados defenderam o fato de os homossexuais terem direito ao casamento religioso, assim como os heterosexuais, simbolizando uma união aprovada pela igreja.

Depoimentos de membros da igreja sueca, contrários à união homossexual na igreja e de um modo geral, defendem a tese de que a medida vai contra a Bíblia, aos “bons costumes” e é visto como um pecado.

Certamente a medida ainda vai causar muitas discussões e muita polêmica, mas o fato é que representa uma grande vitória para a comunidade gay sueca. A medida não obriga pastores( lembrando que a Suécia é um país protestante, porisso, pastores) de posicão contrária à medida, a realizar casamentos entre duas pessoas do mesmo sexo, mas garante aos homossexuais, o direito de contarem sempre com um pastor que realize a cerimônia.

Opiniões contrárias ou favoráveis à parte, a medida faz com que os casais de homossexuais que vivem na Suécia, tenham o direito de decidir se o casamento religioso é ou não importante prá eles. Mais do que uma conquista de um grupo, que é minoria nas sociedades mundiais, a medida sueca representa um grande passo em direcão à igualdade de oportunidades e direito de escolha entre seres humanos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Blogue da Magui
http://semprembs.blog.uol.com.br
Há uns bem 40 anos atrás , aí na Suécia duas pessoas do mesmo sexo não se hospedavam no mesmo quarto de hotel.melhoru bem.