30 setembro 2004

Rosário vai embora!

Há algum tempo atrás recebi uma mensagem, através do meu blog, de uma garota chamada Rosário. Uma peruana de passagem pela na Suécia, mas que morou a vida inteira na distante Austrália. Por coincidência e sabedoria do destino, Rosário e eu descobrimos que além de morármos na Suécia, morávamos em cidades próximas, o que se tornou depois de alguns dias, a mesma cidade. Já que ela se mudou mais tarde aqui para Västerås com seu marido, que é sueco.

Rosario é uma dessas pessoas especiais que a gente torce para encontrar todos os dias e achar que a vida vale à pena. Uma garota inteligente, cheia de vida, sensível, inteligente, super consciente, positiva...

Infelizmente só nos encontramos pessoalmente duas vezes por pura falta de tempo. Mas costumamos nos comunicar por e-mail, messenger e telefone.
Tenho tido muita satisfacão com o retorno que vocês tem me dado com relacão ao blog...Se não tivésse o “Mundo Sueco”, talvez não tivésse tido contato com a Rosário e com todos vocês que dizem gostar dos meus textos.

A Rosário embarca para a Austrália na próxima semana, infelizmente, sem previsão de volta, pois ela mora com o marido lá e só estava de passagem pela gélida Suécia.
Quando a gente deixa o nosso país, vivemos num constante aprendizado e adaptação à uma nova cultura, novos hábitos, novas pessoas na nosssa vida.

Com tantas descobertas e informações, acho importante sempre preservar as características boas e importantes da nossa personalidade. Nunca podemos esquecer da onde viemos e quais são os nossos valores. O que quero dizer com isso? Quero dizer que não é bom mascarar ou esconder sentimentos que carregamos conosco desde a infância. Se a gente tem vontade de falar bem de uma pessoa, fazer um elogio, mostrar solidariedade, sentimentos, a melhor coisa é fazê-lo.

Vivo na Suécia, num mundo totalmente diferente do que sempre vivi, mas o meu coração e os meus valores continuam sendo brasileiros, continuo vivendo de acordo com a educação recebida da minha família e os valores e crencas que aprendi a seguir.

Nos dois encontros que tive com Rosário, senti que é bom demais encontrar pessoas que vivem de acordo com os seus princípios, crencas, valores, mesmo estando longe de “casa”. Aliás, acho incrível a mágica que o coracão é capaz de nos proporcionar todas as horas: a capacidade de nos fazer sentir bem ao lado de determinadas pessoas e sem energia ao lado de outras. Rosário é uma garota que eu poderia escrever mil boas coisas a respeito e mesmo assim achar que faltou algum ponto positivo das tantas boas características que ela reúne numa só personalidade.

Tenho a impressão de que ser como Rosário é ser feliz, é ser sincera, sensível, interessante, é falar o que pensa sem machucar o próximo. Ser como Rosário é ser íntegro, maduro, fantástico, é ser boa gente!

Tem pessoas que passam pela vida da gente, cumprem sua “funcão” e nos deixam como órfãos, querendo desfrutar um pouco mais da sua incrível capacidade de nos fazer bem, de nos envolver numa aura de afeto e conforto.
Boa viagem, minha amiga Rosário! Be happy!

Nenhum comentário: