03 janeiro 2006


Sinto que o jeito do brasileiro é único, diferente, encantador. Essa pieguice de definir o brasileiro como um povo alegre, e simplesmente, é realmente a nossa cara. Somos assim, somos alegres, com garra, vontade de viver, sorridentes, especiais. Nesses dois anos de Suécia, acho que abri os olhos para muitas diferenças, vantagens e desvantagens de se morar fora.

A saudade do Brasil e dos brasileiros ficou maior e o meu patriotismo de Policarpo Quaresma - personagem de um livro do Lima Barreto - que sempre foi grande, apesar dos pesares, parece que aumentou! O Brasil e o brasileiro tem algo que mesmo os estrangeiros conseguem perceber, gostar e se encantar.
Essa simpatia, essa espontaneidade, esse calor humano, essa solidariedade, essa desinibição de puxar papo nas filas, nas lojas, no ônibus, no avião…são atitudes confortantes. Que fazem qualquer pessoa se sentir em casa!

Sinto falta desse calor humano aqui e em outros países europeus. Mas não é porque estou fora e sinto uma saudade extra do Brasil e dos brasileiros que os meus olhos se fecham para os absurdos do país. Os descasos, a miséria, a corrupção, a descrencça no mártir petista, enfim, não dá para aceitar. É incrível que a ultrapassada frase “O Brasil é o país do futuro” continua sendo proferida na tentativa de se ter esperança e acreditar que todos os fracassos da sociedade brasileira ainda podem ser sanados. Será?

De qualquer forma, o sabor do chop paulistano, a crocância de um bom pastel de feira e o bom humor do brasileiro vão sempre me fazer à cabeça.

14 comentários:

Preta disse...

Por tudo isso sinto essa saudade enorme que esta me comendo aos pouquinhos.Sniff

Cacau disse...

Sei como é, Beth! Mas já percebi que o negócio é viver um dia após o outro e fazer coisas boas por nós, na Suécia, no Brasil ou qualquer outro canto do mundo. Povoar a alma de pensamentos e energias boas precisa ser o mais importante!!!

bjs,

Claudia

Anônimo disse...

Oi Claúdia! Agrade§o e retribuo a vc os votos de um Feliz 2006, cheio de LUZ, Amor, Paz, Harmonia,Serenidade e muito sucesso.
Bjs

Anônimo disse...

http://semprembs.blog.uol.com.br
Quando eu viajo em grupo noto que os brasileiros logo parecem ser donos do lugar que visitam . Falam alto, perguntam, tentando falar a lingua do lugar.Quando fui a Memphis na Elvis Week , os unicos que dancavam e ate chamavam as mulheres de outros paises para dan�ar eram os brasileiros.A imprensa estrangeira ficava doida para filmar e conversar. Eu acho meio exagerado!

Anônimo disse...

Você tem tooooooooda razão, Cacau. Ser brasileiro é ser especial. A vida nos exterior nos ensina a amar o nosso jeito de ser. Tenha um lindo 2006.

Anônimo disse...

E verdade Claudinha, ser brasileiro e como se ter um status especial. E sinonimo de alegria, calor humano. Devemos no entanto levar conosco essas caracteristicas, onde quer que estejamos, pois parece que abre muitas portas e nos sentimos melhor. Bj grande

Cacau disse...

Oi, Megui! É, brasileiro é mesmo um povo de farra, né? Que, às vezes, adora chamar a atencão...mas esse espírito de alegria é também algo bastante especial e contagiante, não é?

beijocas,

Cacau

Cacau disse...

Oi, Lidi! Seja super bem vinda ao "Mundo Sueco e EU"!!! Entendo perfeitamente a razão de você ter se apaixonado por Estocolmo...é realmente uma cidade fantástica, linda, impressionante!!!
Sobre o blog, é claro que pode colocar nos seus favoritos, vou adorar :)) Posso colocar o seu tb?

beijocas,

Cacau

Cacau disse...

Oi, Tereza! Pois é...essa vida dura de estrangeiro nos faz mesmo apreciar mais e mais esse nosso jeito especial de ser! É gostoso voltar prá casa e saber que você pertence a algum lugar, à determinada terra...e ser brasileiro, apesar dos pesares, vai sempre representar algo especial!

beijocas,

Cacau

Cacau disse...

É, Celinha...e viva essa brasilidade!!!!

beijocas,

Cacau

Anônimo disse...

Eu vou lhe dizer o que é bom também. É você caminhar por uma feira, numa cidade do interior do Brasil. E conversar com o povo. E comprar frutas e verduras. E depois sentar numa barraca de comida, e comer alguma coisa da região.
Gostei do seu blog também E voltarei. Obrigado pela visita.
Luis Manoel

Cacau disse...

É mesmo, Luís....é realmente uma delícia fazer esse tipo de programa sugerido por você...fiz muito esse tipo de coisa quando há algum tempo atrás passei férias em Ouro Preto!!!

bjs,

Cacau

Cacau disse...

Oi, Dê! Vi que vc escreveu sobre o tema tb e, muito bem!!! Pois é o inverno está me deixando com "pés de picolé"!!!

bjs,

Cacau

Anônimo disse...

olá, sô fanático por viagens!curto mto culturas diferentes!!! curti teu flog, mto legal as suas fotos! mas deve dá saudades né ??? aí vai uma dica http://voip.terra.com.br/html/download.htm esse programa realiza ligações pra fones fixos e móveis de qq lugar do mundo! se quiser trocar uma idéia comigo, tem meu e-mail!!!! abraços!!!