25 abril 2005

Sonhos

No meio de tantos aconetecimentos mundiais, um novo papa e outras mil coisas acontecendo, resolvi falar de sonho. Essa coisa de ter sonho, é algo que todo mundo tem, não é? É melhor dizer sonho ou objetivo? O que fica mais concreto?

Na verdade acho que quando a gente tem um sonho, guarda ele em algum lugar e às vezes pensa nele, mas não faz nada para que ele se torne real, é sonho mesmo. Mas quando você tem um sonho, o transforma em desejo e luta para transformá-lo em realidade, torna-se um objetivo, uma meta.

Andei pensando em quantas pessoas eu conheco e quantas já me contaram sobre seu sonhos ou objetivos…não que eu tenha chegado a alguma conclusão esplêndida, só pensei no assunto e percebi que as pessoas têm muito medo de correr atrás das coisas, de ousar, de quebrar a cara, de cair e levantar, de lutar. Tem muita coisa que as pessoas sonham, mas acham que é impossível, que não vai dar certo. Não pode!

Outro dia estava lendo alguns posts antigos e descobri que muitas vezes disse que seria ótimo conseguir uma oportunidade como jornalista aqui na Suécia, mas que seria muito difícil ou quase impossível, por muitos motivos. Na verdade, sempre que alguém por aqui me perguntava sobre os meus objetivos nessa nova terra, sendo essas pessoas, brasileiras, suecas ou de outras nacionalidades, eu respondia que ainda sonhava em exercer a minha profissão aqui, mas que seria necessário muito trabalho, muita paciência e que seria muito difícil.

As pessoas quase sempre concordavam comigo sobre o quesito dificuldade, acrescentando que seria melhor que eu me dedicasse à uma outra atividade e esquecesse de vez o jornalismo aqui na Suécia, seria impossível. Pensando melhor agora, me recordo que duas pessoas fugiram à essa regra, uma amiga da Malasya e uma professora de sueco que eu tive quando comecei a estudar a língua, há um ano e quatro meses atrás.

Eu sempre fui muito obstinada e sempre achei que coragem demais pode trazer sucesso ou fracasso na mesma medida, mas sou do tipo que se arrisca mesmo. Fazer o que, tem coisas que a gente tem que carregar, né? Como diria Caetano Veloso: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

Com isso tudo quero dizer que acho importante jamais jogar areia nos sonhos de alguém, mesmo que você não acredite na forca deles. Não acho que os sonhos das pessoas precisam ser julgados por outras pessoas, que às vezes, nem tiveram a oportunidade de te conhecer direito, não sabem da sua forca interior, da sua competência, e querem transformar as suas vontades em coisas impossíveis.

Não sei se depois que o meu estágio acabar vou conseguir novas chances na mídia sueca, mas posso dizer que até agora, já valeu à pena ter acreditado em mim mesma, ter ido atrás do meu sonho. Se ao comentarem sobre os seus sonhos com alguém e for desencorajado, aceite o comentário da pessoa, concorde até, mas não deixe esse comentário contaminar as suas vontades e aquela voz interior que diz: vá em frente, você consegue!

Nenhum comentário: