07 junho 2005

Crime sem castigo suficiente

Acabei de assistir a uma reportagem na TV sobre um músico brasileiro chamado Heberson Vieira da Costa, que vive há mais de 15 anos em Estocolmo. Não sabia nada sobre ele e fiquei chocada com a história.

Na década de 90 ele estava na Suécia investindo na carreia artística e iria fazer algumas apresentacões, quando um acidente interrompeu todos os seus planos. Um homem chamado John Ausonius, xenófobo, adentrou o local aonde esse músico e outros estrangeiros estavam, atirando à queima roupa. Nove pessoas ficaram feridas e uma morreu. Em entrevista dada hoje ao jornal sueco Aftonbladet, Ausonius assume que o atentado tinha como objetivo “assustar” estrangeiros e fazer com que voltassem para suas terras. Atualmente o criminoso diz estar arrependido e regenerado!

Heberson levou um tiro na barriga e dois tiros atingiram a cabeca. Os tiros deixaram sequelas fazendo com que ele tivésse que se adaptar a viver quase trancafiado em seu apartamento em Estocolmo, por não conseguir se locomover normalmente, sentir muitas dores no corpo e só poder contar com a ajuda de amigos.

Ele recebeu ajuda social por uns tempos, mas de alguns anos prá cá, essa ajuda foi cortada, pois o sistema social sueco analisou a situacão e decidiu que ele não precisava mais de alguém que o ajudasse no desempenho de atividades do dia-a-dia. A reportagem mostrou que todas as atividades e tarefas do cotidiano de Heberson são realizadas diante de muitas limitacões e dificuldades. Até atividades simples, como ir ao banheiro, tornam-se super complicadas. Além disso, Herberson sofre frequentes quedas no apartamento por conta da falta de equilíbrio na locomocão.

John Ausonius foi julgado e condenado há prisão perpétua, que na Suécia corresponde há 17 anos de cadeia. Como ele já está há 13 anos preso, em breve, estará de volta às ruas!
É penoso ver um compatriota na situacão de Heberson e saber que o criminoso esta prestes a ser posto em liberdade!

* o nome John Ausenius não é sueco, o que pode significar que o criminoso, xenófobo, não tem nacionalidade sueca, ou seja, pode ser um estrangeiro com ódio de outros estrangeiros!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima esta observação de que o homem que atirou não ser sueco. Onde há mais diversidade é que há mais preconceito por conta de conflito de identidade própria. No Brasil, por exemplo, um país absurdamente racista... Na Suécia há mais negros em propagandas e comerciais do que no nosso país.