08 agosto 2005

Istambul

Mesquita Azul

Que cidade mágica, mística, sei lá. Istambul é realmente o máximo, possuída de uma energia estranha e boa. Uma cidade que se divide entre a Europa e a Ásia, única no mundo! Não tinhamos planejado ir prá lá, mas mesmo assim, antes de deixar a Suécia, achei que daríamos um jeito. Depois de uma semana em Cesme chegamos à conclusão que enfrentaríamos dez horas de ônibus para chegar à Istambul! Afinal de contas, ir à Turquia e não conhecer Istambul não é justo, né? Bom, foram dez longas horas de viagem, com direito a mais ou menos duas horas de sono. Pois o ônibus chacoalhava mais que tudo e o motorista dirigia em zigue-zague o tempo todo!

No final da viagem, estávamos exaustos e sem hotel prá ficar. Demos uma olhada na net antes de sair de Cesme, encontramos nomes de alguns hóteis, mas não fizemos reservas. Ainda no ônibus encontramos uma passageira que falava inglês e explicou ao motorista aonde nos deixar. Chegando ao destino, tomamos um taxi, o motorista não falava inglês, mas como tinhamos o nome de um hotel, apontamos o endereco e ele nos deixo na porta! Aliás, taxi na Turquia é super barato!
Passamos uma noite nesse primeiro hotel e depois procuramos um mais barato e mais central. Aliás, tem hotéis de todos os tipos e precos em Istambul, incluindo albergues!

No primeiro dia visitamos a descomunal Mesquita Azul, única no mundo com seis torres ou minaretes. Quase 100% da populacão turca é muculmana, fator que faz com que haja mesquitas espalhadas no país inteiro – inclusive perto de praias e pequenos povoados -. Os muculmanos mais ortodoxos rezam cinco vezes por dia nas mesquitas. Há alto-falantes em todas elas, que avisam a hora certa de comecar a reza. Numa mesquita, mulheres – muculmanas ou não, só são benvindas se usarem um véu que cubra os cabelos e ombros. Os joelhos também devem ser cobertos.
Desconfio que o primeiro horário de reza deva ser por volta das sete da manhã, pois sempre era acordada pelas mensagens que vinham dos alto-falantes das mesquitas.

No mesmo dia visitamos também a mesquita de Haghia Sophia, transformada num dos mais populares museus do mundo. Essa mesquita já foi uma igreja católica e é possível ver marcas de crucifixos no teto, embaixo de símbolos do islamismo.

Saindo das mesquitas, fomos ao Grand Bazar, paraíso das compras, com mais de 4.000 lojas num só lugar!!! Tem de tudo: bolsas, roupas, jóias, artesanato, chás, tapetes, mil coisas! Vale a pena reservar mais de um dia só para ir a esse bazar. Ah, é bom reservar paciência também, pois o negócio é pechinchar bastante!
Depois continuo com mais posts e fotos de Istambul!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Claudinha que viagem linda parece ter sido essa de vcs a Torquia. Nao conheco, mas ja ouvi falarem muito de Istambul. Que bom que vcs aproveitaram bem. Estou viajando com vcs. Aguardo o proximo capitulo. Bj grande Celia

Anônimo disse...

Ai Cacau, você me deixou com água na boca. Vou acabar fazendo essa viagem também. Mudando de assunto, vc já está participando da caminhada virtual contra a corrupção? Se não, passa lá no meu blog e participa. Beijoca.
http://rioparissemescalas.zip.net

Anônimo disse...

Oi, Cláudia. Que sonho a tua viagem à Turquia! Vim retribuir a visita, gostei de conhecer mais uma brasileira-sueca, adorei seu blog. Com certeza é muito enriquecedor pra uma jornalista viver em outro país, você ficará aí por muito tempo? Um abraço, Marta