14 outubro 2006

Música = calma e satisfaÇão!


Faz tempo que não paro prá ouvir música, relaxar e curtir à mim mesma...é isso que estou fazendo nessa manhã de sábado, de outono, na Suécia. Música antes de qualquer outra coisa prá comecar um bom dia! Estou ouvindo músicas que me relaxam, trazem boas memórias...um pouquinho de Flávio Venturini, Beto Guedes e Sá & Grarabyra.

É estranho, mas às vezes me sinto uma estrangeira ouvindo a minha própria música! Os meus ouvidos brasileiros ouvem sueco 24 horas por dia, a minha cabeca pensa em sueco, os meus sonhos são em sueco...que loucura! Mas parece que a MPB tem ainda mas sabor quando tenho esses momentos de tranquilidade prá ouvir o quanto a nossa música e, acima de tudo, a nossa língua, é maravilhosamente poética.

Se eu fecho as portas, as janelas, os olhos e me abastecÇo de poesia, de música, esqueco aonde estou, fico comigo mesma e com meus pensamentos e fico satisfeita. O poder de incluir atividades simples na vida é algo que o estresse do dia-a-dia nos deixa esquecer. Esse pequeno momento está me renovando as energias perdidas na semana, com tanto trabalho, preocupacão, responsabilidade.

Dependendo da música, às vezes sinto que não devo ouvir prá não ficar melancólica, pensando no meu casulo, no meu país. Mas neste momento estou experimentando uma sensaÇão de paz interior, de enorme satisfacão por perceber que os meus CDS maravilhosos existem e me oferecem a dose certa de língua portuguesa e de cultura brasileira. Essa história de que a felicidade está dentro de nós e não no lugar aonde vivemos, às vezes funciona, com uma boa música então... ;-)




Foto: Flávio Venturini by Mário Luiz Thompson

4 comentários:

Anônimo disse...

Deitar, fechar os olhas e ouvir uma boa musica brasileira e sem duvida um relachamento muito bom. O sabado ai em Västerås foi otimo. Elas jogaram 3 vezes. No intervalo de um jogo e outro, Kurt e eu andamos muito por ai. Adoramos. Bj

Lorena disse...

[purple]Cacauzinha,
Realmente, uma boa música nos faz relaxar e viajar como nada mais. Eu AMOS DE PAIXÃO Flávio Venturini! As músicas dele são demais! Sei que andei meia sumida, mas foi por causa da faculdade, mas não esqueci de você não! Senti saudades de te visitar e também de ler seus posts, nos quais me identifico tanto!
Muitos beijos no seu coração querida e tenha uma semana abençoada!

Anônimo disse...

poxa!aei seu "texto" é lindo,fiquei emocoinada de verdade estou aqui na suecia volto p o brasil dia 5 dezembro,mas vou ano que vem me sinto um peixe fora d`agua aqui ,mas é assim mesmo ,tenho que me acustumar,bjoos se cuida. tatiane-brasilia-brasil

Rita Costa disse...

Bacanas suas pequenas reportagens a partir da Suécia. Da Escandinávia ainda só tive o prazer de conhecer a Noruega e fiquei encantada! Já foi há cinco anos mas o desejo de lá voltar permanece... Tenho uma sugestão a te fazer para essas digressões na Suécia. Vai em http://cotonete.clix.pt/ e aponta para uma rádio que os caras têm só com música sueca. Como você já deve ter percebido por aí, a Suécia tem sido recentemente um dos maiores exportadores de boa música. E muito boa sorte! Aposto que está sendo uma experiência de sonho!