18 outubro 2006
Bokens dag com Kallifatides
Ontem foi Bokens dag, dia do livro, aqui na minha cidade. O teatro promoveu uma série de palestras com alguns escritores famosos aqui a Suécia. Alguns com livros também publicados em outros países. Há umas três semanas fiquei sabendo que um dos meus escritores favoritos por aqui, o greco-sueco Theodor Kallifatides, participaria do evento. Já falei sobre ele num post chamado "Formigas na cabeca"! Fiquei contente com a possibilidade de, quem sabe, poder vê-lo de perto ou até mesmo cumprimentá-lo.
Na dúvida, se seria possível ou não trocar umas palavrinhas com Kallifatides, comprei o seu mais novo livro – Herakles - e passei a sonhar com a possibilidade de receber um autógrafo. Tenho minhas preferências, gosto de algumas pessoas públicas, mas não tenho muitos autógrafos. Os que tenho, consegui nos meus 20 e poucos anos...dentre eles, o de Flávio Venturini(post anterior).
Bom, mas voltando ao Kallifatides, sempre que eu encontrava algum colega no corredor, perguntava se alguém o tinha visto chegar. Enquanto estava de papo com um dos fotógrafos do evento, de repente, ele faz uma pausa na conversa, olha prá alguém que está atrás de mim e diz: “oi, Theodor....essa é a Claudia, que estava esperando prá te conhecer!”. Olhei prá trás e dei de cara com aquele sorriso maroto, aqueles olhos gregos, daquele homem admiravelmente culto! Nos cumprimentamos, trocamos algumas palavras e, naturalmente, eu esqueci de comentar sobre os livros dele que já tinha lido, o quanto ele me inspirou...não que ele precise ou queira saber sobre as minhas pequenezas. Mas a gente sempre pensa que poderia ter sido muito mais eloquente numa situacão dessas!
É incrível como essas boas surpresas nos fazem ganhar o dia! Tive a possibilidade de encontrar uma pessoa que eu admiro desde quando cheguei aqui, há 3 anos atrás. Kallifatides me inspirou, me fez ter vontade de estudar a língua sueca cada vez mais, com dedicacão e afinco. Ele se descreve como um homem que escreve como um sueco, mas que pensa como um grego! Kallifhatides e eu temos algo em comum...aprendemos sueco em três meses! Explico: em três meses já era possível entender muitas coisas, ousar se comunicar, mesmo com as dificuldades que se tem quando se comeca a aprender uma nova língua.
O primeiro livro que li em sueco foi escrito por ele! Kallifatides, o mais sueco dos gregos. Ele, o estrangeiro com o sueco mais perfeito que um estrangeiro pode sonhar em escrever....30 anos de Suécia, 37 livros escritos!
Foto:Marie Nilsson/Pressens bild
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Mas Cacau, vc pelo menos pediu o autógrafo para o seu exemplar?
Cacauzinha, que bom que você conseguiu conhece-lo pessoalmente! Imagino que deve ter sido uma grande conquista pra você que o admira tanto! Fico feliz! Mas como a Teresa, também quero saber: E aí? Conseguiu o autógrafo?
Beijos no seu coração!
Sim, meninas...ele autografou o meu livro escrevendo a seguinte dedicatória: " Para Claudia, dona de uma luminosidade tão bonita". Aiiiiiiiiiiiii!!!!:-))
Legal Cláudia,
Valeu o encontro e o autográfo.
Voce vai ao encontro em Estocolmo? Eu trabalho este final de semana a tarde e ninfelizmente não poderei.
Beijos
Que conquista hem????? Como e bom qdo. realizamos uma coisa que sonhamos fazer. Imagino sua alegria em dar de cara com ele. Bj
Eii passando pra conhecer seu blog, e me encantei, estou fuçando todo por aqui.(rs)
Deve ser muito diferente morar em um país tão longe de nossa terrinha , costumes tudo diferente ne, tenho muita curiosidade.
Ofereço a vc o award Blog perola da net do lua em poemas com muito carinho e convido a participar de meus destaques. posso linkar seu blog junto aso links de meus amigos?
Ops.. vc que esta tão longe de nosso pais venha matar as saudades com o meu trem mineiro uai sô...
Bjs e um ótimo final de semana.
Oi Cacau!
O meu nome e Madgalena e moro em Lisboa, Portugal.
Sou muito fã da Suecia, e um pais que eu adoro!Um desses dias estava na net , fazendo mais uma pesquisa sobre a minha adorada suecia e encontrei o seu blog. amei!! :)
Gostava de me corresponder com cv, assim podiamos trocar ideias sobre esse pais ao qual, de maneira
diferente estamos ligadas e sobre td mais. Vou deixar para vc o meu email: magdalenasoares@hotmail.com
Gostaria muito que voce me respondesse.
Fico aguardando ansiosa! :)
Bjo e fica bem! Magdalena
toc toc toc, tem alguém aí? ou o frio tá te matando?
Oi Cláudia passando para deixar um abraco.
Beijos
Oi CACAU! Que houve que sumiu? Já vai jubilar um mês que vc desapareceu? Será que a gente vai ter que mandar investigar?
Apareca, um abraco!
ola cacau. bom fim de semana. rosamaria
Postar um comentário