15 agosto 2005

Ritmos turcos


Música misteriosa, cheia de ritmos, música com alma. Muito derbak e baglama, instrumentos da música folclórica turca. Foi isso que ouvimos nessas duas semanas de Turquia. Numa noite em Istambul fomos a um show de dancas folclóricas que mostrava o que há de mais típico em dez regiões do país.

Na Suécia, já tinha visto na TV uma apresentacão dos Dervish, quando a Turquia foi sede do Eurovision, festival musical que elege todo ano a melhor música da Europa. Os Dervish são homens que dancam em círculo, com uma saia que forma um movimento muito bonito. Eles rodopiam sem parar ao som de uma música tipo sacra.

O show foi ótimo e deu para notar que as dancas folclóricas turcas têm predominância masculina. As dancas em que as mulheres participam, parecem querer mostrar a virilidade masculina e o ritual de cortejar a mulher. Com excessão da danca do ventre, aonde a femilnilidade da mulher vêm à tona e ela assume um papel central.


O povo turco adora música e festa! No tempo em que estivemos lá, percebi que um dos cantores mais badalados no momento é o turco Tarkan, tocado à exaustão nas rádios, bares, praias e hotéis!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Claudinha obrigada pelas felicitacoes pelo meu aniversario. Posso imaginar como deve ter sido bonito essas que vc. foi na Turquia. A danca do ventre e mesmo linda. Vo ce aproveitou bem. Bj

quem é Tati ? disse...

A turquia e maravilhosa. Gostei do seu blog. volto para ler mais..