05 junho 2008

Pedaladas

Pedalar em São Paulo, no Ibirapuera, era uma tarefa dominical e desempenhada por esporte. Uma maneira de se exercitar e, ao mesmo tempo, relaxar, após uma semana de trabalho. Pedalar na Suécia, virou recentemente o meu meio de transporte! Mas, como pedalar com classe? Explico: prá comeco de conversa, tenho uma mountain bike, enquanto as outras mocoilas têm “damcyckel”, bicicleta para damas, ao pé da letra. Atualmente, vou pedalando para o trabalho. Humm, é uma delícia e facilitou muito a minha vida, mas, como pedalar e chegar ao destino final com cabelo e roupas no lugar? Ou melhor, que roupa e sapato escolher quando se vai ao trabalho montada numa bike? E pedalar de saia ou vestido? Putz, que problemas!!! Na verdade, nem tanto. Tudo é uma questão de treino! Já pedalei de saia algumas vezes e deu super certo. O próximo passo, ou pedalada, é combinar a sainha básica com uma bota de salto alto! Quando cheguei aqui, achava estranhíssimo ver as mulheres super bem vestidas andando de bicicleta. Em Sampa, uma cena dessas é bastante incomum, senão, impossível! Mas, aqui, a bicicleta é realmente um meio comum de transporte, como já escrevi anteriormente. Mas eu ainda tenho problemas em escolher o melhor modelito e sapatito...sem falar em qual bolsa usar, já que moutain bike não tem cesto e nem garupa! É, acho que vou acabar comprando uma ”damcyckel” e deixar de achar que ainda sou aquela menina levada que apostava corrida nas ruas com os moleques e suas ”máquinas”. Ah, sem falar no capacete! Pois é, como muitos brasileiros, eu nunca usei capacete para andar de bike, mas aqui na Suécia é super comum. E já tem gente querendo transformar o assunto em lei! Outro dia vi uma enquete no jornal sobre isso. Especificamente neste caso, as pessoas acharam que cabia a cada um a decisão de usar ou não capacete. Eu também acho! Confesso que a Suécia vem abrindo os meus olhos brasileiros para muitas coisas que eu nem dava muita atencão. Depois da “damcyckel”, o próximo investimento será um capacete básico. E, com isso, voltamos a um dos problemas iniciais: o que fazer com a cabeleira? Bom, é só escolher se vai deixar as madeixas a mercê da ventania ou amassadinhas e seguras dentro de um belo capacete à lá sueca!

* comprei garupa e dois cestos para a bike e já estou pensando em colocar uma cadeirinha de bebê para a minha pequena :-)!

2 comentários:

Celia disse...

Andar de bicicleta, é na verdade uma coisa muito boa, principalmente aqui onde se tem a ciclovia. Acho q tb vou aderir ao capacete. Nao é bonito mas, é seguro. Bj pra vcs.

Juliana disse...

Querida, que bom lê-la de novo! Estamos aqui sempre pensando em ti e mandando muitas vibrações positivas pra vocês aí. O importante, já diria o poeta, é não parar de navegar em busca os portos felizes. :)
Beijos mil, com carinho e saudades.
Juju