02 junho 2009


Você é patriota?

Li o texto abaixo no blog da querida Tereza e decidi publicá-lo aqui tb! Não sei o nome do autor, mas a mensagem é bem interessante!

“Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi o nosso Brasil chorar: - O que houve, meu Brasil brasileiro? - Perguntei-lhe!
Ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: - Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo...
Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores. Meu povo era heróico e os seus brados, retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?
Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.
Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam sem que nenhum homem de coragem, às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.
Não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta, estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido.”

7 comentários:

teresa disse...

e não é que o texto é bom mesmo? abraço.

Emanuella Maria disse...

lindo, bom parar e pensar.

Grace Olsson disse...

Cláudia, eue stou tentando te contactar para uma traducao e nao consigo pois o email que tenho de anos atrás nao funciona. Gostaria de falar contigo. nao sei se vc tem itneresse nesse algo que rpeciso falar contigo.Olha, meu email é graceolsson@telia.com
ou envie mensagem pelo site
www.graceolsson.com


dias felizes

Marina disse...

Olá Cláudia!

Parabéns pelo blog, e pelo texto! gostei muito! vou virar leitora. beijos!

Celia disse...

Oi Claudinha, muito interessante o texto. E ai, aproveitaram bem as férias?
A festa do verao será dia 15 agosto. Seria legal reve-los por aki. Bj

Maria Cláudia disse...

Que texto legale digo: a bandeira do nosso país tá cada dia ficando mais preta porquê estão acabando com tudo. Muito bom pra se pensar este texto.
Como vai você na sua vida sueca? hehe

Beijinhos e tudo de bom!

Thaíse disse...

Olá! Estou a menos de 2 horas lendo seu blog, é muito tempo pra um blog, mas pouco para fazê-lo ser o favorito, o que já fiz! Estava apenas tentando coletar informaçoes e experiências sobre brasileiros na Suécia, pois estou numa situação de difícil decisão agora, pois o amor da minha vida não acha que vai conseguir ter uma vida decente aqui no Brasil, pois é muito difícil conseguir emprego. Nós dois não temos nem começamos a faculdade, mas a hora é agora de decidir o que fazer e onde fazer. Sua esperiência já esta me ajudando, obrigada! Estou aberta e disposta a receber concelhos! Meu e-mail é thaisenogueira@yahoo.com.br